Segundo o Programa Mensal de Operação (PMO) elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os dias de 30 de março a 05 de abril indicam uma aceleração na demanda de carga.
Essa expansão será percebida tanto no Sistema Interligado Nacional (SIN) quanto nos subsistemas. A previsão é de um aumento de 7,9% na demanda no SIN. Analisando por região, observa-se incrementos em todos os subsistemas:
Nordeste: 8,9%;
Sudeste/Centro-Oeste e Sul: 7,8%;
Norte: 6,8%.
O Operador destaca que esse aumento é uma comparação entre abril de 2024 e o mesmo período do ano anterior.
Projeções de Energia Armazenada (EAR) e Energia Natural Afluente (ENA), segundo a ONS
Para o dia 30 de abril, as projeções de Energia Armazenada (EAR) são superiores a 60% em todas as regiões. O subsistema Norte lidera, com 95,8% de sua capacidade de armazenamento preenchida. Em seguida, vêm os subsistemas Nordeste (71,3%), Sudeste/Centro-Oeste (67,5%) e Sul (66,5%).
A Energia Natural Afluente (ENA) permanece abaixo da média histórica, devido à escassez de chuvas. Portanto, o ONS prioriza outras fontes de energia, conservando a hídrica para manter os reservatórios em níveis adequados para atender às demandas de carga e potência ao longo do ano.
Faça seu orçamento de energia solar!
“Concluímos o mês de março com níveis favoráveis de EAR nos principais reservatórios do SIN e projetamos um cenário
semelhante para o final de abril. A EAR do SIN em março é a 11ª maior do histórico para o período”, afirmou Christiano Vieira da Silva, diretor de Operação do ONS.
“No entanto, a ENA foi a 5ª menor. As condições para o fornecimento de energia elétrica em 2024 são positivas, mas as baixas afluências do período úmido atual demandam a atenção do ONS para garantir que os reservatórios estejam em condições favoráveis para o próximo ano”, concluiu.