Distribuidora Porto Alegre energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

De acordo com Absolar, nova regra muda pouco tempo de retorno do investimento

Publicado em de de

Há casos, inclusive, em que o consumidor pode ter mais vantagens se investir agora, especialmente nos dois primeiros anos

A nova etapa de investimentos em energia solar, que iniciou após a entrada em vigor das regras do Marco Legal da geração Distribuída, foi destaque da coluna da jornalista Giane Guerra, neste domingo, no jornal Zero Hora. E a conclusão a que a jornalista chega, ao ouvir especialistas na área, é a mesma que já vínhamos abordando aqui no blog: a energia solar continua sendo um investimento atrativo para os brasileiros.

De acordo com a coluna, o fim do prazo para isenção até 2045 não é terra arrasada – muito pelo contrário. Giane conversou com Mara Schwengber, coordenadora da Absolar no Rio Grande do Sul, que foi enfática ao afirmar que o investimento em energia solar continua valendo a pena. Conforme Mara, o tempo de retorno do investimento aumenta somente seis meses – de quatro anos (que é a média) para quatro anos e meio.

Mas não só isso. De acordo com a especialista, há casos em que a nova regra traz até vantagens para o consumidor. Como o custo de disponibilidade não será pago em duplicidade – tarifa mínima de mono, bi e trifásico – nos dois primeiros anos, pode até ser maior a economia do que é hoje. 

Marco Legal trouxe a segurança jurídica que faltava

Para muitos empresários e empreendedores, o Marco Legal era a lei que faltava para destravar os investimentos em energia limpa. Agora, portanto, o setor de energia fotovoltaica brasileiro possui um regramento jurídico que assegura a estabilidade do investimento no curto, médio e longo prazo. Ou seja: há todas as condições para você investir em energia solar, economizar no custo energético da sua empresa e ajudar o país a produzir mais energia limpa e renovável.  



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

demanda de carga

Demanda de carga: ONS aponta crescimento em todos os subsistemas

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo