Energia solar em produção rural - Elysia sistema fotovoltaico São Sebastião do Caí

Crédito rural para gerar energia solar: conheça os passos e documentos para solicitar

Publicado em de de

Como solicitar (por celular, na agência?) o crédito rural para energia solar, quanto tempo leva para o dinheiro entrar na conta e os documentos exigidos para concessão do crédito

Você tem uma propriedade rural, possui uma área útil (no solo ou no telhado de algum galpão) de aproximadamente 1.500 m²? Se você respondeu “sim” à pergunta anterior, temos uma boa notícia: sem dúvida, você pode usar este espaço do seu terreno para gerar energia solar, alugar a energia gerada e ganhar dinheiro com isso. 

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Mas uma outra dúvida pode ter surgido agora: como financiar esse investimento? Temos outra boa notícia: há várias linhas de crédito disponíveis no mercado – há opções, aliás, com juro praticamente zero e, em alguns casos, negativo. Já produzimos uma série de conteúdos sobre as linhas de financiamento disponíveis no mercado – veja aqui.

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar 

Mas agora você vai saber um pouco mais sobre como funciona o pedido de crédito.

Como solicitar o crédito rural para energia solar?

Passou do tempo em que você precisava juntar uma papelada enorme e ir até uma agência bancária para implorar por um pedido de crédito. Portanto, hoje já é possível, em alguns casos, fazer tudo pelo aplicativo do banco. 

Conheça o Custeio Digital e o Investimento Agro Digital – duas opções para você pedir seu crédito online.

O Banco do Brasil, aliás, é uma das instituições que avançou léguas na facilitação do acesso ao crédito. Para se ter uma ideia, o único requisito para retirar o crédito no Banco do Brasil é não ter pendência financeira com a instituição.

Portanto, se você já decidiu qual é a linha de crédito que mais se encaixa na sua realidade, o próximo passo é conversar com algum consultor da Elysia. Nossa equipe vai te guiar do início ao fim no processo de concessão do crédito. Você só precisa entrar em contato conosco que, de forma próxima e transparente, vamos indicar o melhor caminho para você gerar sua energia solar.

Quanto tempo leva para o dinheiro entrar na conta?

Cada vez mais rápido. Em alguns casos, aliás, o dinheiro é liberado em cinco dias, se transcorrer bem. De qualquer forma, o tempo da liberação do crédito não é o que deve preocupar você. Afinal, enquanto o seu crédito não sai, a Elysia já estará elaborando o sue projeto fotovoltaico, fazendo visitas técnicas e em conversas requintes com você para tornar seu investimento uma experiência prazerosa.

Os documentos necessários para retirar o crédito rural para energia solar

Primeiramente, para que o produtor possa solicitar uma contratação de crédito, é fundamental que o solicitante comprove que é produtor rural formal.

Caso não seja o proprietário do imóvel onde são realizadas as atividades, o solicitante pode apresentar um contrato de parceria ou de arrendamento como forma de comprovação para a instituição financeira.

No início do processo, aliás, será necessário apresentar a cópia da matrícula da propriedade. Mas os bancos geralmente solicitam a cópia do documento atualizado (com prazo de 30 dias da emissão).

O ITR (imposto territorial) e o CCIR (certificado de cadastro de imóvel rural), atualizados são outros documentos exigidos no processo. 

Veja a lista completa – lembrando que as exigências podem mudar de estado pra estado:

– Cópia da matrícula da propriedade

– Imposto territorial

– Certificado de cadastro de imóvel rural

– Outorga de água (para atividades que envolvem irrigação)

– Declaração ambiental (em alguns estados)

– Declaração de Aptidão do produtor (para pequenos produtores)



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, , ,

Desindustrialização brasileira atribuída ao aumento do custo de energia, afirma diretor da Aneel 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo

Fique por dentro do case Elysia/SolarEdge no retrofit de um sistema

Continue lendo