Poluição global

Especialistas afirmam que coronavírus já reduziu poluição global

Publicado em de de

Recuo drástico da poluição global, segundo especialistas, é algo que pode salvar vidas – Porto Alegre registra melhora na qualidade do ar

No meio de incertezas e inseguranças gerados pela pandemia do Covid-19, o novo coronavírus acabou por produzir alguns efeitos positivos. Um deles é a diminuição da poluição global.

Como funciona a energia solar?

Imagens de satélites captadas de janeiro a março pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela NASA mostram uma redução drástica das emissões de dióxido de nitrogênio. Uma das regiões onde o efeito é mais visível é o norte da Itália.

Faça um orçamento gratuito

O NO2 é emitido para atmosfera principalmente pela combustão de veículos e fábricas, com uma incidência especialmente forte na China, mas também outros grandes polos industriais. A diminuição dos voos domésticos na Europa também resultaram na redução em 25% das emissões de gás carbônico (CO2) desde meados de fevereiro.

Salvar vidas

Mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo foram infectadas com o novo coronavírus, com cerca de 90 mil mortes já registradas. Também na China, a quarentena obrigatória permitiu mais do que o controle da propagação do vírus. Segundo um estudo publicado pelo pesquisador Marshall Burke da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, as restrições podem salvar vidas por meio da redução da poluição ambiental.

Os últimos dois meses de redução da poluição, “provavelmente salvaram a vida de 4.000 crianças com menos de cinco [anos] e 73.000 adultos com mais de 70 anos na China”, escreveu Burke no blogue Global Food, Environment e Economic Dynamics.

Porto Alegre melhora qualidade do ar

Com as medidas de isolamento social e um menor número de pessoas circulando pela cidade, o monitoramento da Qualidade do Ar em Porto Alegre registrou uma diminuição nos níveis de poluição, segundo a MetSul Meteorologia. De acordo com o índice, nos últimos dias, os níveis de poluição se mantiveram estáveis na faixa dos 30, sendo até 50 o parâmetro estabelecido como de boa qualidade.

Embora condições atmosféricas, como nevoeiro e inversão térmica possam interferir nos níveis de poluição do ar, na última semana o tempo foi parecido durante todos os dias, o que permitiu uma comparação diária a partir de medição na zona Norte da Capital.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar no espaço - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Energia solar no espaço: já imaginou sistemas fotovoltaicos em órbita?

Continue lendo
Robô Google energia solar Elysia

,

Google testa robô movido a energia solar voltado para o agronegócio

Continue lendo
Carro elétrico - Elysia energia limpa

,

Reino Unido antecipa proibição de carros a gasolina e diesel para 2030

Continue lendo
Energia solar benefícios - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Conheça 7 benefícios da energia solar para a saúde e o meio ambiente

Continue lendo