Conta de luz - Elysia energia solar RS

Mais de 1,8 milhão de gaúchos terão aumento na conta de luz em novembro

Publicado em de de

CEEE Equatorial anuncia reajuste anual da conta de luz – para alta tensão, o reajuste ficou acima da inflação dos últimos 12 meses (6,74%) 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta semana o aumento tarifário anual da CEEE Equatorial. As novas tarifas, portanto, entrarão em vigor a partir de 22 de novembro de 2022. Para alta tensão, o reajuste ficou acima da inflação dos últimos 12 meses (6,74%) e da expectativa inflacionária para este ano.

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Novas tarifas:

– Consumidores residenciais – 3,62%

– Baixa tensão em média – 4,19%

– Alta tensão em média – 9,53%

– Efeito médio para o consumidor – 5,68%

A distribuidora atende cerca de 1,84 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul.

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar

Conforme a Aneel, os itens que mais impactaram o reajuste foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia. A Agência destaca, além disso, que “uma medida importante nesse processo tarifário foi a aplicação pela Agência da Lei nº 14.385/2022, que trata do repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins. Essa medida, aliás, possibilitou reverter, em favor dos consumidores, cerca de R$ 336 milhões, resultando na redução do reajuste tarifário em 8,44%”.

Além disso, a Aneel ressalta o efeito do aporte na CDE referente à desestatização da Eletrobrás, nos termos da Lei nº 194, de 2022, que contribuiu com uma redução de 2,92% no reajuste tarifário da CEEE Equatorial.

Com energia solar, você fica protegido dos aumentos tarifários

Em meio à sequência de aumentos tarifários, a energia solar desponta como a solução para a carga inflacionária da energia elétrica. O investimento em energia solar faz com que a conta de luz tenha uma redução de até 95%. Com a produção da própria energia, de forma limpa e renovável, portanto, o consumidor também fica livre de qualquer reajuste tarifário que venha a ocorrer. Ou seja: além dos benefícios financeiros, o sistema fotovoltaico contribui para a redução da emissão de CO2 na atmosfera e para o desafogo do sistema elétrico brasileiro.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

demanda de carga

Demanda de carga: ONS aponta crescimento em todos os subsistemas

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo