Conta de luz - Elysia energia solar

4 coisas que você precisa saber sobre a “Conta-Covid”

Publicado em de de

Conheça mais sobre a Conta-Covid, o empréstimo do governo às concessionárias que já está sendo repassado ao consumidor brasileiro

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus ao Brasil, as concessionárias de energia sofreram um impacto rapidamente. Houve, na época, uma redução quase que instantânea de consumo de energia elétrica no país – basta lembrarmos que as empresas, em sua maioria, tiveram que paralisar todas as suas operações.

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Esse cenário inesperado, então, obrigou as concessionárias de energia a corrigir alguns rumos financeiros. Com a ajuda do governo federal, portanto, praticamente todas as empresas de energia elétrica contraíram empréstimos bancários para que o sistema elétrico brasileiro não entrasse em colapso. Mas, como em tudo nessa vida, alguém tem de pagar essa conta, não é mesmo? 

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar

Esses empréstimos, portanto, já estão sendo repassados aos consumidores brasileiros desde o ano passado. Esse pagamento, afinal, é o que chamamos de Conta-Covid. Ao todo, repassaram-se R$ 15 bilhões a 61 concessionárias, por meio de operações lideradas pelo BNDES.

Conheça 4 fatos sobre essa chamada Conta-Covid:

1. A Conta-Covid surgiu do Decreto 10.350, publicado em meados de maio de 2020, e tem como objetivo fornecer um empréstimo às distribuidoras.

2. Esse empréstimo vem de um conjunto de bancos, coordenado pelo BNDES, e tem o valor-teto estimado em 15,2 bilhões.

3. As distribuidoras são o caixa do sistema elétrico. Ou seja: são elas que reoneram os outros agentes do setor, como as geradoras, transmissoras e o próprio governo por meio do recolhimento de encargos. Quando a arrecadação cai, toda a cadeia fica prejuducada. Ela vem, portanto, para antecipar receitas que as distribuidoras receberiam. Além disso, ajudar a cobrir a perda de arrecadação que está tendo no setor. Por fim, o valor serve para cobrir a redução de receita pela queda de carga.

4. A Conta-Covid vai ser paga em 5 anos. Começou a ser repassada em 2021 e termina em 2025.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo

Brasil tem capacidade de aumentar energia solar em 100 vezes, diz diretor da Petrobras 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo

Volvo anuncia expansão significativa de sua rede de recarga rápida com a inauguração de mais 14 pontos até o final de fevereiro 

Continue lendo