Conheça 4 motivos para não adiar o investimento em energia solar

Publicado em de de

Proteção contra aumentos e horizonte de possível mudança nas regras de geração distribuída no Brasil mostram que o melhor momento para gerar energia solar é agora

Devo esperar? É isso que grande parte das pessoas se pergunta quando pensa se deve ou não adotar a energia solar. No entanto, a verdadeira questão que deve ser feita é: a partir de quando quero economizar e ajudar o planeta? Separamos quatro pontos que mostram qual é o melhor momento para investir em energia solar: agora.

Possibilidade de mudança nas regras de geração distribuída

Antes da chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia colocado na mesa uma proposta de modificação das atuais regras para geração de energia distribuída no país. A mudança incluía a produção de energia solar. Nada mudaria para quem já realizou o investimento e está gerando energia limpa. Mas, se as propostas fossem aprovadas, surgiriam algumas diferenças nas regras – o que poderia gerar insegurança nos consumidores de energia renovável. 

O assunto, por ora, foi engavetado. É preciso, no entanto, ficar atento aos movimentos da Aneel após o fim da pandemia. Contudo, nesta condição, em que uma mudança na Resolução Normativa 482/2012 é debatida, o consumidor que fizer o investimento neste momento certamente terá maior segurança jurídica e se encaixará dentro das regras atuais, que possibilitam um retorno do investimento rápido.

Proteção contra aumentos

No Brasil, sabemos que quase todo ano ocorrem reajustes na conta de energia elétrica – aumentos que decorrem de decisões a nível federal e estadual. O país, de acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), já possui a 4ª maior carga tributária do mundo sobre a conta de luz. Para os pŕoximos seis anos, o governo federal já prevê novos aumentos escalonados, para dar conta de um dívida de cerca de R$ 200 bilhões contraída com as concessionárias de energia. Portanto, o consumidor brasileiro tem uma certeza: a inflação energética tende a aumentar nos próximos anos.

Com a geração de energia solar, o consumidor fica protegido dos reajustes. O sistema fotovoltaico torna o imóvel autossuficiente em termos de geração de energia. Portanto, quanto antes for feito o investimento em energia solar, mais cedo vai estar protegido dos aumentos recorrentes na conta de luz. Isso torna o retorno do investimento ainda mais rápido.

Tecnologia altamente desenvolvida

Ainda que tenha um amplo espaço para crescer, a energia solar está cada vez mais consolidada no país. Trata-se de um processo gradual, mas a informação sobre a tecnologia está sendo difundida e diversos brasileiros passaram a entender o funcionamento de um sistema fotovoltaico. Empresas de referência no mercado de energia solar, como a Elysia, oferecem ao consumidor o que há de mais avançado na tecnologia fotovoltaica. 

Os equipamentos que compõem o sistema de energia solar, como o painel e o inversor, estão em seu mais alto grau de eficiência em termos de funcionamento. Para os pŕoximos anos, não se vislumbra alguma mudança fora da curva em relação aos componentes do sistema fotovoltaico. Portanto, tenha uma certeza: o que está sendo adquirido hoje é o que há de mais avançado na tecnologia de geração de energia solar – e isso não irá mudar no curto ou médio prazo.

A hora de mudar o mundo é agora

É fácil perceber que há uma mudança em curso no mundo sobre a forma de produzir energia. Há uma busca incessante para encontrar formas de ampliar a geração de uma energia limpa, que não agrida os escassos recursos naturais do planeta. Todos os países do mundo, em algum grau de profundidade, debatem a melhor forma de ampliar a participação de energias renováveis na matriz energética.

Vivemos em um mercado cada vez mais dominado por consumidores conscientes, que tentam enxergar o produto para aleḿ do conceito material – querem saber como foi produzido e de que forma a empresa chegou ao produto final. Toda empresa que tem a pretensão de se inserir neste mercado, precisa adotar medidas sustentáveis concretas. E o momento de estar na frente despe pelotão é agora.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

,

7 coisas que você precisa saber sobre a energia solar neste momento

Continue lendo
Financiamento de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico POA

,

Financiamento de energia solar: conheça mais opções de crédito que o mercado oferece

Continue lendo

,

Conheça 8 formas simples de reduzir os custos de energia no seu negócio

Continue lendo

,

Sustentabilidade empresarial: Magazine Luiza investe pesado em energia solar

Continue lendo