A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PUBLICADAS. VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA ÚLTIMA SEMANA
Energia solar traz impacto social nas favelas do Brasil
De acordo com reclamações feitas pelo presidente da Associação de Moradores de Morro de Santa Marta, favela localizada em Botafogo, bairro tradicional de classe média no Rio de Janeiro, os moradores da região afirmam que trabalham apenas para pagar os gastos com a conta de luz elétrica. Os moradores lamentam: a conta de luz é alta até mesmo quando estão fora de casa, viajando. Leia mais.
Ciclovia que gera energia solar é testada na Alemanha
No bairro de Liblar, em Erftstadt, os ciclistas ficaram surpresos ao se depararem com a inauguração da primeira ciclovia solar da Alemanha. A pista é capaz de gerar energia solar e os ciclistas se mostraram entusiasmados ao pegarem seus celulares para tirar fotos do local. O projeto está sendo testado, porém, tudo indica que vai prosperar! Leia mais.
Faça um orçamento gratuito e saiba qual o sistema fotovoltaico ideal para o seu imóvel
48% da energia do país virá de fontes limpas e renováveis até 2040, diz BP
Acompanhando o ritmo do crescimento econômico e do aumento de renda, o Brasil deve ter também uma alta no consumo de energia na ordem dos 60% até 2040. A boa notícia é que a boa parte deste crescimento deve vir de fontes alternativas de energia renovável, que inclui energia eólica, solar e biocombustíveis, como etanol, e que são menos poluentes. Em 2040, quase metade (48%) da energia usada no país deve vir de fontes limpas e renováveis. Leia mais.
Chesf inicia estudo com painéis solares em reservatório de Sobradinho
Além dos múltiplus usos já tradicionais, como abastecimento urbano, geração hidrelétrica, irrigação, navegação, lazer e piscicultura, as águas verdes do Rio São Francisco agora também abrigam uma Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, que transforma a luz solar em energia elétrica. A planta piloto de painéis solares foi instalada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, e deve entrar em operação em dezembro. Leia mais.
Uso de energia solar reduz a conta de luz em até 80% e combate aquecimento global
O brasileiro pagou US$ 186,73 por cada mWh consumido em 2016. De acordo com a consultoria Bloomberg New Energy Finance, o valor foi 66% superior à média global no período. Essa discrepância é uma das razões pelas quais mais de 20 mil painéis solares foram instalados no país entre janeiro e novembro de 2018, de acordo com a Aneel. Além do alívio na conta de luz, eles trazem valor aos imóveis e produzem uma energia mais limpa. Leia mais.