Cientistas avançam em tecnologia para geração de energia solar à noite

Publicado em de de

Tudo gira em torno de um dispositivo capaz de converter calor infravermelho em energia elétrica – o sistema é comparável aos princípios dos óculos de visão noturna

A energia solar é o grande expoente de um setor de energia que precisa desesperadamente se descarbonizar. Até agora, porém, ainda não foi encontrada uma tecnologia capaz de permitir a geração dela à noite. Até agora. Isso porque cientistas da Escola de Engenharia de Energia Renovável Fotovoltaica da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, acreditam ter encontrado uma solução para este obstáculo.

Faça agora um orçamento de energia solar para sua casa ou residência

Tudo se resume a um grande avanço na tecnologia de captura térmica, que vem na forma de um dispositivo – o diodo termorradiativo – capaz de converter calor infravermelho em energia elétrica. O sistema é comparável aos princípios dos óculos de visão noturna. 

Até agora, no entanto, apenas uma pequena quantidade de energia foi gerada com este modelo – equivalente a 0,001% da saída de uma célula solar padrão. Apesar disso, a equipe responsável afirma que a prova de conceito é fundamental e, se o design puder ser aprimorado, poderá ser um momento decisivo no desenvolvimento da tecnologia solar e na transição para um mundo alimentado por energia verde.

Cada vez mais próximo de uma solução definitiva

Os cientistas envolvidos no projeto, agora, estão trabalhando em novos designs de dispositivos e refinando o protótipo existente para aproveitar a energia solar à noite. A equipe está pedindo, inclusive, manifestações de interesse de potenciais parceiros da indústria.

Conforme os estudiosos, ainda não foi encontrado o material milagroso que tornará o diodo termo radiativo uma realidade cotidiana, mas já foi alcançada uma prova de princípio e a tendência é melhorar esse resultado nos próximos anos.

Aqui na Elysia, estamos todos ansiosos para ver os próximos resultados.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo