5 maneiras de deixar sua casa com mais eficiência energética

Publicado em de de

Quer gastar menos com energia elétrica, contribuir para o meio ambiente e ainda valorizar o sua casa? Invista em eficiência energética

Você acha que está gastando muito na conta de luz? Se for esse o caso, provavelmente sua casa está usando muito mais eletricidade do que o necessário. Ao tornar sua casa mais eficiente em termos de energia, você pode reduzir substancialmente seus gastos com eletricidade.

Portanto, se é isso que você deseja, separamos 5 dicas para deixar sua casa mais eficiente. Algumas sugestões demandam investimentos maiores, sabemos – mas todas elas cumprem uma função essencial: economia de dinheiro no longo prazo.

1 – Substitua suas lâmpadas

Instalar lâmpadas econômicas é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para aumentar a eficiência energética da sua casa. As lâmpadas com baixo consumo de energia, também conhecidas como lâmpadas LED, usam 75% menos energia do que as incandescentes porque não liberam tanto calor. Sem mencionar que as lâmpadas LED duram 25 vezes mais do que as demais.

2 – Troque aparelhos eletrônicos antigos

Trocar os aparelhos antigos por novos, com maior eficiência energética, é outra ótima maneira de diminuir o uso de energia. Os aparelhos mais econômicos são projetados para usar menos eletricidade, portanto, realizam as mesmas tarefas que um aparelho tradicional faria.

É fácil encontrar eletrodomésticos com baixo consumo de energia – basta procurar pelo Selo Procel quando estiver fazendo compras. O aparelho mais econômico, sem dúvida, é aquele que carrega o Selo Procel A. Eles possuem o melhor índice de eficiência energética da sua categoria. São todos submetidos a ensaios específicos em laboratórios independentes, sendo comprovadamente mais econômicos.

O Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.

3 – Considere o uso de réguas de energia inteligentes

Você sabe o que é uma carga “fantasma”? É, em resumo, um dispositivo eletrônico que é desligado, mas ainda assim consome eletricidade da tomada. Você sabia que cargas fantasmas podem adicionar, em média, cerca de R$ 900 a sua conta de luz todos os anos? 

Aparelhos como televisores, impressoras, computadores e carregadores de dispositivos consomem energia mesmo quando não estão em uso. Mas você realmente deseja desligar a TV toda vez que não estiver assistindo? Bem, hoje em dia, há réguas inteligentes que resolvem esse problema, desligando os componentes eletrônicos que entram no “modo de espera”. 

4 – Faça o isolamento correto da sua casa

Se sua casa não estiver devidamente isolada, você certamente vai usar muita energia extra para aquecê-la ou resfriá-la. Fato: uma casa bem isolada é uma casa com eficiência energética.

Essa dica exige um investimento maior para, por exemplo, trocar todas as aberturas do imóvel. No entanto, se for feito, estima-se que os proprietários podem economizar 15% em custos de aquecimento e resfriamento apenas com essa ação.

5 – Instale energia solar

Abastecer sua casa com energia solar é a melhor maneira de tornar sua sustentável, econômica e valorizada. Os painéis solares levam a eficiência energética para um patamar elevado, aproveitando as vantagens da energia renovável e reduzindo sua dependência de combustíveis fósseis – o que diminui em quase 100% sua pegada ecológica.

Os painéis solares funcionam convertendo a luz solar em eletricidade. Essa fonte limpa é, então, usada para fornecer energia à sua casa. Você não precisa pagar pela eletricidade que seus painéis solares produzem, o que reduz substancialmente sua conta de luz.

Fazer adequações para mais eficiência energética dá trabalho e incorre em custos iniciais. Mas, ao final, será um investimento lucrativo e de retorno rápido. Ao tornar a sua casa mais eficiente em termos de energia, você diminui o uso de eletricidade em sua casa, economiza dinheiro e ajuda na luta contra as mudanças climáticas. Enfim, você estará fazendo uma mudança positiva para o seu bolso e para o meio ambiente.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Londres sustentável - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Em plano ambicioso contra poluição, Europa quer ter 40% da matriz energética formada por fontes renováveis até 2040

Continue lendo
Eclipse solar

,

Como os painéis solares funcionam durante o eclipse solar?

Continue lendo

,

Quais são os diferentes tipos de biomassa?

Continue lendo

, ,

5 maneiras de deixar sua casa com mais eficiência energética

Continue lendo