Carros elétricos - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Rota do Mercosul para carros elétricos: uma realidade possível?

Publicado em de de

Rota para carros elétricos terá 916 quilômetros e será composta de estações de recarga rápida (média de 30 minutos) em cidades gaúchas

Uma parceria entre a CEEE Equatorial e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) gerou o projeto de pesquisa e desenvolvimento que permitirá, já em 2023, que usuários de carros elétricos que circulam pelo Rio Grande do Sul possam se deslocar, com segurança de abastecimento, por parte do território gaúcho.

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Batizado de Rota Elétrica Mercosul, o percurso é resultado de proposta aprovada junto à Aneel  e conta com recursos de R$ 18 milhões da CEEE Grupo Equatorial, para ser executado pela UFMS.

Conheça a solução completa de eletroposto da Elysia

A rota terá 916 quilômetros e será composta de estações de recarga rápida (média de 30 minutos) nas cidades de Torres, Porto Alegre, Camaquã, Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e Chuí. 

Rota pode interligar Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai

O objetivo é de que seja possível viajar de carro elétrico até o Uruguai, que já possui toa bastante robusta de estações de recarga em seu território, assim como os estados do Paraná (onde está a maior eletrovia do Brasil) e Santa Catarina.

A partir do país vizinho, também será possível chegar a Buenos Aires, na Argentina, pela travessia do estuário do Prata. Há a possibilidade de interligação com o Paraguai seguindo pelas estações de recarga que já existem das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Coordenadora do projeto pela UFSM, a professora Alzenira Abaide comenta que, além do benefício ambiental na utilização de veículos elétricos, os três estados da região sul recebem muitos turistas que vêm do Uruguai, Argentina e Paraguai em direção ao litoral.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo