Energia solar residencial em Canoas - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Os 4 quatro passos da solução completa de energia solar: conheça o projeto de uma residência de Canoas

Publicado em de de

Saiba o que está incluído no pacote de solução completa da Elysia, executado em Canoas, e entenda por que a empresa é a uma das maiores referências da região sul do Brasil

Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, uma residência do bairro Olaria passou a ter, recentemente, sua fonte de energia elétrica abastecida por um sistema fotovoltaico. Composto por 7 painéis solares e um inversor solar, o sistema tem capacidade de gerar uma média de 280 kWh/mês, o suficiente para abastecer 100% do consumo do imóvel.

Faça um orçamento gratuito

A conta de luz da casa, com isso, passa a ter uma redução média de aproximadamente 60% do valor total. Essa economia, ao final do primeiro ano de operação do sistema, somará cerca de R$ 3 mil, de acordo com as estimativas técnicas da Elysia. O retorno do investimento (payback) está previsto para ocorrer em torno de 5 anos. Hoje, no mercado, a energia solar é considerada um dos investimentos mais rentáveis. Isso ocorre pelo rápido retorno financeiro e pelo risco praticamente nulo que o investimento possui.

Como funciona a energia solar?

O meio ambiente também terá um impacto positivo com mais esse sistema em funcionamento. No período de um ano, quase 2 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera, reduzindo a pegada ecológica dos moradores e contribuindo para a preservação da camada de ozônio. 

Vamos entender o que é uma solução completa

Mas você sabia que este foi mais um imóvel de Canoas que recebeu a solução completa de energia solar da Elysia? Você sabe, afinal, o que significa um pacote completo de energia solar, que só a Elysia entrega com excelência? Caso não saiba, vamos explicar quais são os quatro passos da solução completa fornecida pela Elysia. Depois, você certamente entenderá a importância de contar com um serviço de qualidade e de referência em solução fotovoltaica.

Passo 1: projeto de engenharia

Após a visita da equipe da Elysia, as imagens captadas com o drone pelos técnicos e as análises feitas no local servem de base para a montagem do projeto. Para dar luz a um sistema eficiente, diversos fatores precisam ser levados em consideração. Aspectos como o sombreamento da área são peças-chave na composição do projeto. Até mesmo possíveis futuros sombreamentos (como a possibilidade de construção civil no entorno) devem ser levados em conta.

Um projeto de engenharia de excelência precisa seguir um rigoroso processo de estudo, que só é possível ser concretizado com o trabalho de uma equipe de engenheiros altamente qualificada. E este, claro, é o caso da Elysia. A empresa é uma das maiores referências em projetos fotovoltaicos do sul do Brasil, e tem como atestado os mais de 400 sistemas fotovoltaicos que já operam na região.

Passo 2: homologação

Com o projeto técnico em mãos, é o momento certo para iniciar o processo de regularização do sistema fotovoltaico. Aliás, um parêntese: sobre esse tema, vale investir alguns minutos na leitura da nossa série especial sobre homologação de energia solar. Depois de ler, você vai ter ainda mais convicção na importância de contratar uma empresa qualificada para a execução do projeto fotovoltaico.

Bem, voltando ao Passo 2. Com o projeto de engenharia pronto, é hora de dar entrada no pedido de liberação do sistema. A solicitação é enviada para a concessionária de energia que opera na região, neste caso de Canoas, é a RGE. 

Trata-se de um processo um tanto burocrático, que exige a reunião de uma série de documentos, e que precisa de um acompanhamento de perto. É por isso que a Elysia se responsabiliza por essa etapa, com o aval jurídico de uma procuração do proprietário do imóvel. 

Passo 3: instalação

Depois da liberação, chega o momento mais aguardado por todos: a instalação dos equipamentos que dão vida ao sistema fotovoltaico. A instalação é realizada por uma equipe especializada, todos certificados por todas as normas regulamentares exigidas. A equipe de instaladores da Elysia possui treinamento e capacitação sistemáticas e trabalham de forma a realizar uma instalação eficiente. A instalação do sistema segue à risca o desenho do projeto técnico.

Passo 4: monitoramento

Depois da instalação, da troca do relógio e da ligação do sistema fotovoltaico, a geração de energia solar começa. A partir daí, entra a fase de monitoramento do sistema fotovoltaico. Por meio de um aplicativo, que pode ser instalado no celular ou no computador, os moradores da casa realizam o acompanhamento do sistema. 

No app, constam diversas informações, publicada em tempo real, sobre o funcionamento dos equipamentos. Este mesmo acompanhamento é realizado pela equipe de monitoramento da Elysia, que fica sempre à disposição para atendimento. Na Elysia, a solução completa inclui uma parceria que segue até o fim da vida útil do sistema fotovoltaicos.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar residencial em Canoas - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Os 4 quatro passos da solução completa de energia solar: conheça o projeto de uma residência de Canoas

Continue lendo
Energia solar em mercado - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Conheça o mercado de Canoas que optou pela energia solar e projeta economia milionária

Continue lendo
Energia solar em casa de eventos - Elysia sistema fotovoltaico em Canoas

,

Energia solar em casa de eventos: local de Canoas reduz em 86% gasto com energia elétrica

Continue lendo
Energia solar em apartamento - Elysia sistema fotovoltaico Porto Alegre

,

Energia solar em apartamento: imóvel do Bela Vista, em Porto Alegre, recebe sistema fotovoltaico

Continue lendo