Califórnia painéis solares

Califórnia terá canal gigante de painéis fotovoltaicos

Publicado em de de

Painéis fotovoltaicos irão cobrir a tubulação que leva água para o estado – economia seria de US$ 40.000 por cada 1.600 metros de tubos 

A região oeste dos Estados Unidos atravessa sua pior seca dos últimos 1.200 anos. As altas temperaturas, os incêndios florestais e a diminuição dos níveis de água estão fazendo com que as pessoas sintam na pele o impacto das mudanças climáticas.

Faça agora seu orçamento para gerar energia solar

Para tentar resolver o problema, a empresa Solar Aquagrid está desenvolvendo um projeto para proteger os 6.500 quilômetros de canais que carregam água para o estado da Califórnia. A ideia é cobrir os tubos com painéis de energia solar. Dessa maneira, a água não irá se evaporar por conta das altas temperaturas. E os painéis funcionarão como fonte de energia renovável.

Os primeiros protótipos estão sendo desenvolvidos em Central Valley, com a participação de pesquisadores da Universidade da Califórnia. Cientistas avaliam que, dessa maneira, seria possível fazer uma economia de US$ 40.000 por cada 1.600 metros de tubos.

Canal geraria metade da energia que o estado precisa para atingir sua meta renováveis 

Cobrir os canais da Califórnia com painéis solares iria gerar uma quantidade considerável de energia. Estimativas mostram que poderia gerar 13 gigawatts de capacidade de energia renovável. Isso é aproximadamente metade do que o estado precisa para atingir sua meta de energia limpa: 60% de fontes livres de carbono até 2030 e 100% renovável até 2045.

Essa cobertura poderia também gerar eletricidade local em muitas partes do estado, diminuindo tanto as perdas em transmissão quanto custos para consumidores. Combinar energia solar com armazenamento de bateria pode ajudar a construir microrredes em áreas rurais e comunidades mais carentes, fazendo com que o sistema de energia tenha mais eficiência e fique mais resiliente. Isso iria diminuir os riscos de queda de energia devido a climas extremos, erros humanos e incêndios florestais.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo