Potência solar Brasil - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Energia solar fotovoltaica: Brasil atinge 250 megawatts de potência, segundo Absolar

Publicado em de de

Recentemente, o Brasil atingiu o registro histórico de 250 megawatts (MW) de potência de energia solar fotovoltaica. A informação é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A potência inclui instalações de sistemas de microgeração e minigeração compartilhada. Uma análise desenvolvida pela ABSOLAR mostrou que a energia solar fotovoltaica está na liderança do segmento de microgeração e minigeração compartilhada, com mais de 99,3% das instalações do País.

Como funciona a energia solar? Entenda.

Na mesma publicação, a entidade divulgou dados que mostram os números de sistemas instalados. No topo da lista, estão as residências, com 77,4%. Logo em seguida, com 16%, vem as empresas dos setores de comércio e serviços. Os consumidores dos setores de comércio e serviços comandam o uso da energia solar fotovoltaica, em potência, com 42,8% das instalações no País, seguido por clientes residenciais (39,1%), indústrias (8,1%), clientes rurais (5,6%), poder público (3,7%).

Faça um orçamento gratuito.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil possui 27.803 sistemas solares ligados à rede. Com isso, a fonte solar leva economia e sustentabilidade ambiental a 32.924 consumidores, totalizando mais de R$ 1,9 bilhões em aplicações desde o ano de 2012, distribuídos por todo o território do Brasil.

Rio Grande do Sul no topo

Neste cenário, o Rio Grande do Sul aparece como 0 3º estado com maior potência instalada. São 19.285,79 kW em operação atualmente. Recentemente, o Brasil passou a fazer parte do grupo dos 30 principais países que mais utilizam a energia solar fotovoltaica em sua matriz energética. O Brasil vem crescendo muito em comparação aos outros países em desenvolvimento e investimento de energia solar.

Até junho de 2018, dados mostraram que o setor de energia solar no Brasil possuía 30.686 sistemas fotovoltaicos instalados. Junto às usinas solares, totalizavam 1,5 GW de capacidade instalada. As estatísticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estimam que até o ano de 2024 mais de 1 milhão de consumidores devem passar a gerar a própria energia.

O projeto da ANEEL é ter um crescimento de 800% no número de novas conexões de geração distribuída. Neste caso, soma-se todas as fontes renováveis de energia, como a solar, biomassa, eólica e hidráulica.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo