Técnica
Ainda uma novidade para muitos, a energia solar fotovoltaica pode parecer algo complexo. Mas não é. Embora pairem algumas dúvidas (às vezes, perguntas banais, mas que são comuns) sobre este sistema de fornecimento de energia, todas as respostas estão ao seu alcance.
Logo abaixo, está a oportunidade de esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a energia solar. As respostas foram formuladas, sem linguagem técnica, para facilitar a compreensão, pelos engenheiros Luccas Priotto e Augusto Rech, diretores da Elysia Energia Solar.
1 – Caso instale a energia solar na propriedade, como fica o fornecimento de energia elétrica? Basta trocar, sem consultar ninguém, ou preciso de uma permissão?
A energia fornecida pela concessionária (CEEE, AES Sul ou RGE, por exemplo) continuará disponível para o seu imóvel. Com a instalação de energia solar fotovoltaica, porém, o seu consumo será todo feito a partir dessa nova fonte. Não, não é possível simplesmente instalar os módulos no seu telhado. Primeiro: somente eletrotécnicos e engenheiros eletricistas podem fazê-lo e só eles podem emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para o sistema entrar em funcionamento. O projeto deve ser aprovado pela concessionária de energia, além de, após a instalação, a mesma homologar o serviço e liberar o funcionamento. Mas, fique tranquilo! A Elysia cuida de todo esse processo para você – do início ao fim.
2 – É muito caro? Vale a pena o investimento? A conta de luz diminui, mesmo?
O valor depende, entre outros fatores, do tamanho do seu imóvel. Mas uma coisa é certa: o investimento é vantajoso – para o bolso e para natureza. Depois da instalação, você passa a pagar somente a tarifa mínima de energia. Com as previsões de aumento da luz no país, a expectativa é de que em cinco anos já haja o retorno do investimento.
3 – Se o tempo não colaborar e o sol não aparecer por vários dias, vou ficar sem luz? A energia tem a mesma “força” e “capacidade” da energia elétrica normal?
Não, você não vai ficar sem luz. Os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. Na verdade, mesmo em dias nublados, eles produzem energia elétrica. Mas numa intensidade menor do que em dias claros. Sim, o sistema não tem nenhuma diferença da energia fornecida pela concessionária.
4 – Os painéis (módulos, como se chamam tecnicamente) que vão no telhado duram quanto tempo? Tenho que trocar a cada ano?
Não, não é preciso trocar a cada ano. Os módulos duram, pelo menos, 25 anos sem a necessidade de qualquer mudança estrutural. Anualmente, é preciso fazer uma limpeza das placas. Algo bem simples. E que a Elysia faz para você.
5 – De que forma você estará ajudando o planeta?
A energia fotovoltaica é livre de geração de gases de efeito estufa. A geração é limpa, diferentemente das termoelétricas e nucleares, por exemplo, que produzem gases e resíduos. Também não há necessidade de desmatamento ou alagamento de grandes áreas, algo comum em construções de hidrelétricas. O silício, usado nos painéis, é o segundo elemento mais encontrado na natureza. Com um sistema instalado pela Elysia, você contribui para a redução das mudanças climáticas e para a segurança energética de seus netos, bisnetos…
Ainda com mais dúvidas? Acesse este link e esclareça tudo o que você precisar.
Tudo o que você precisa saber:
Quanto custa um projeto? Faça um orçamento grátis.
Qual é o projeto ideal para a sua casa? Clique aqui.
Qual é o projeto ideal para a sua empresa? Clique aqui.
Como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica? Clique aqui.
Conheça um pouco mais sobre a Elysia.