Aumento da conta de luz - Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul

Aumento da conta de luz: por que ocorre e como funciona?

Publicado em de de

A Elysia preparou um manual bem resumido sobre os três tipos de aumento da conta de luz que podem ocorrer – entenda

Poucos devem gostar de ver aquele aumento da conta de luz inesperado. Alvo de frequentes reajustes nos últimos anos, a conta de luz no Brasil é, em muitos casos, uma dor de cabeça para o usuário de energia elétrica. Controlada pelo governo, a tarifa energética no país e as formas de atualização do preço das mesmas estão definidos nos contratos de concessão assinados entre as distribuidoras (no caso do Rio Grande do Sul, CEEE, RGE e AES Sul) e a União (poder que concede à empresa o direito de usufruir das redes de distribuição de energia). Os documentos contratuais são todos públicos e estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os contratos formados preveem três mecanismos para atualização do preço da conta de luz. O primeiro – e talvez o mais conhecido deles por receber grande repercussão na imprensa – é o reajuste anual, que sempre é anunciado na data de aniversário do contrato de cada distribuidora. O cálculo, que pode resultar em aumento da conta de luz, desse reajuste ocorre de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão – assinado entre as empresas e o Governo brasileiro.

A intenção dessa modificação de preço é manter o equilíbrio financeiro da concessionária, com o objetivo de que ela possa arcar com suas responsabilidades perante os consumidores. A fórmula de reajuste não é tão complexa, mas exige um cálculo matemático cuja inflação oficial do país, o IPCA, medido pelo IBGE, tem participação. Caso queira conhecer mais detalhes do cálculo, clique aqui.

A cada quatro anos, reajuste

Outra forma de realizar o reajuste da conta de luz é a revisão tarifária periódica. Essa ocorre, em média, de quatro em quatro anos. Essa avaliação também é regida pelo contrato de concessão assinado entre as empresas e o poder concedente. Nela, de acordo com a Aneel, é redefinido o nível eficiente dos custos operacionais e da remuneração dos investimentos. Quer saber como se calcula? Clique aqui.

O primeiro ciclo de revisões tarifárias periódicas aconteceu entre 2003 e 2006, o segundo, entre 2007 e 2010. O terceiro foi iniciado em 2011, concluído em 2014. O próximo ciclo deve ocorrer em 2018.

Aumento surpresa

Por último, e não menos importante, ainda existem as revisões extraordinárias, se necessárias. Essas são as famosas elevações surpresas. De acordo com a Aneel, a correção das tarifas é essencial para manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, com a finalidade de assegurar a qualidade do fornecimento de energia elétrica à sociedade.

Tudo o que você precisa saber:
Quanto custa um projeto? Faça um orçamento grátis.
Qual é o projeto ideal para a sua casa? Clique aqui.
Qual é o projeto ideal para a sua empresa? Clique aqui.
Como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica? Clique aqui.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo
ons inovaberta

ONS lança InovAberta para impulsionar inovação no setor elétrico brasileiro

Continue lendo