Energia solar benefícios - Elysia sistema fotovoltaico RS

Conheça 7 benefícios da energia solar para a saúde e o meio ambiente

Publicado em de de

Os benefícios da energia solar vão muito além do lado financeiro – trata-se de uma mudança de paradigma para o bem-estar para a população em geral

Quando se fala em energia renovável, a energia solar é a primeira fonte que passa pela cabeça de muitas pessoas. Os motivos são variados, mas o principal deles é o crescimento vertiginoso do uso dessa fonte energética no Brasil.

Como funciona a energia solar? 

A energia solar é uma fonte de energia natural, ilimitada e renovável que não emite gases ou subprodutos que contaminam o meio ambiente ou o ar. É a luz solar convertida em energia para uso, assim como a eletricidade normal.

Faça um orçamento gratuito

Pessoas em todo o mundo já investiram em painéis solares para ajudar a reduzir os custos de eletricidade. E o uso da energia solar não só traz economia financeira, mas também beneficia o meio ambiente. Basta saber que eletricidade regular – o fornecimento da maior parte da energia no Brasil – é produzida pelo uso de toneladas de água e pela queima de combustíveis fósseis, que têm efeitos adversos na natureza.

Vamos conhecer 7 benefícios para a saúde e o meio ambiente?

1 – Economia de água

Sabemos que usar a água de forma prudente é fundamental. A água, como bem sabemos, é finita, e precisamos dela para sobreviver. Mas a produção regular de eletricidade depende inteiramente da água. Toneladas de litros de água são usadas durante a produção para resfriar geradores, refinar o combustível e ajudar no transporte do combustível em tubulações.

Os painéis solares, por outro lado, não precisam de água para converter a luz solar em energia. Quanto mais pessoas instalam e passam a usar energia solar, mais o precioso bem é economizado.

2 – Sem poluição no ar

Durante a produção de eletricidade tradicional (hidrelétrica e termelétricas), muitos subprodutos são emitidos na atmosfera, ameaçando o ar natural de que dependemos para respirar. Esses gases são dióxido de carbono e metano, e eles são tóxicos, colocando em risco nossa saúde. Eles também são acusados de causar alguns tipos de câncer. A energia solar, por sua vez, produz uma energia limpa, com impacto zero no meio ambiente.

3 – Retarda a mudança climática

Os gases tóxicos produzidos durante a geração de eletricidade aumentam o efeito estufa, sem falar na poluição do ar. O efeito estufa ocorre quando a superfície da Terra é aquecida a altas temperaturas. E isso é influenciado pelas atividades humanas. O uso da energia solar diminui essas atividades humanas, reduzindo os efeitos das mudanças climáticas.

4 – Redução da pegada de carbono

A energia solar é limpa, eficiente e sustentável para sua casa ou empresa. Os painéis solares não emitem absolutamente nada de CO2. Portanto, são uma garantia de ausência de pegada de carbono. 

5 – Reduz a dependência de combustíveis fósseis

A instalação de painéis solares significa que sua casa está gerando energia de forma limpa e renovável, e com isso, automaticamente, a demanda por eletricidade nas concessionárias diminui. Portanto, reduz-se o esgotamento dos combustíveis fósseis. Os fósseis podem estar em alta oferta ou disponibilidade hoje, mas um dia eles podem acabar. O que acontece depois? Se todos puderem instalar painéis solares, a dependência de combustíveis fósseis será reduzida e os perigos que isso representa também.

6 – Menos energia perdida durante o transporte à distância

A eletricidade tradicional é produzida e fornecida às subestações. Posteriormente, é distribuída aos clientes, alguns deles distantes da subestação. Durante este processo, uma parte da energia é perdida. Como se trata de um fornecimento a muitas pessoas, a perda é grande. Esses são alguns problemas que não ocorrem com usuários de energia solar. A energia solar é facilmente aproveitada e usada diretamente da fonte. Seu transporte é dentro da fonte, minimizando distância percorrida e perdas de energia de qualquer natureza.

7 – Maior segurança na rede de abastecimento

Quanto mais pessoas usam energia solar, a demanda por eletricidade diminui. Como consequência, a carga de suprimento diminui e a rede elétrica tem menos problemas para lidar, como apagões ou quedas de tensão. Sem incêndios ou sobrecargas nos transformadores e sem incêndios nas subestações.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar linha ferroviária

,

Linhas ferroviárias do Reino Unido serão movidas a energia solar até 2022

Continue lendo
Painéis solares - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Quantos painéis solares precisamos para salvar o clima?

Continue lendo
Elysia energia solar Porto Alegre

,

Solar será fonte mais barata de eletricidade nova no mundo, segundo Bloomberg

Continue lendo
Veículos elétricos - Elysia energia solar Brasil

,

Abastecimento com energia solar é aposta para veículos elétricos 100% limpos

Continue lendo