Paraquedista faz primeiro salto do mundo de um avião movido a energia solar

Publicado em de de

Em 2022, a equipe pretende realizar um voo de alta altitude movido exclusivamente a energia solar, visando atingir a estratosfera com altitude de 20.000 metros

O paraquedista Raphael Domjan completou, na última terça-feira (25) o primeiro salto do mundo de um avião movido a energia solar. O salto ocorreu na região oeste da Suíça, depois de o avião atingir uma altura de 1.520 metros (quase 5.000 pés), segundo a equipe organizadora.

Assista ao vídeo do salto

O avião solar, construído com capacidade para apenas duas pessoas, fez o voo de teste com céu claro – justamente para promover o uso da energia fotovoltaica. Na queda livre, o paraquedista atingiu uma velocidade de 150 km/hora durante o salto, pousando perto da base do projeto SolarStratos, na cidade de Payerne.

Objetivo do avião é chegar à estratosfera

De acordo com o paraquedista, que é um dos organizadores do projeto, o salto serviu para divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido e mostrar que a energia solar pode mudar o futuro da aviação.

Como funciona a energia solar?

O SolarStratos é um projeto aeronáutico que tem o objetivo de pilotar um avião movido a energia solar pela primeira vez na estratosfera. Em 2022, a equipe pretende realizar um voo de alta altitude movido exclusivamente a energia solar, visando atingir a estratosfera com altitude de 20.000 metros.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo