Aumento da conta de luz - Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul

Em 2022, algumas regiões do Brasil podem ter aumento de até 30% na conta de luz

Publicado em de de

Mesmo com o aumento da conta de luz em 2021 e com as bandeiras tarifárias, a arrecadação não tem suprido todos os custos das concessionárias de energia

O forte período de seca que o Brasil vive atualmente – o maior em 90 anos – tem impactado diretamente nas contas de luz. Conforme estimativas da TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao Setor Elétrico, a falta de chuva deve causar uma alta média de 19% nas contas de luz nos próximos meses. Desse total, 12 pontos percentuais são relativos à alta de custos relacionada à seca.

Faça um orçamento grátis para o seu sistema fotovoltaico

Em razão da seca, o acionamento de usinas térmicas teve de ser feito em diversas regiões do país, para dar conta da demanda por energia. Essas usinas, entretanto, possuem custos maiores. Por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a cobrança de uma taxa extra na conta de luz, a chamada bandeira tarifária.

Algumas regiões podem ter aumento de até 30% na conta de luz

O grande problema é que, apesar do aumento das contas e com as bandeiras tarifárias, a arrecadação não tem suprido todos os custos. Por isso, segundo cálculos da TR Soluções, algumas regiões do país podem ter que lidar com uma alta de mais de 30% nas contas em 2022.

O reajuste acumulado para o consumidor, neste ano, já chega a 7%. Vale destacar que, em 2020, não houve aplicação da bandeira tarifária, por causa da pandemia de Covid-19. Somente em 2021 a Aneel decidiu colocar em vigor as bandeiras tarifárias amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2.

Apesar de ter ajudado nas contas, o aumento nas contas de luz não foram suficientes para recuperar as contas. Em setembro de 2021, aliás, o déficit nas contas de energia elétrica já era de R$ 9,87 bilhões, segundo dados da TR Soluções.

Solução é gerar energia solar

Uma forma de se proteger de eventuais aumentos na conta de luz é investindo em energia solar. Ao iniciar a geração da própria energia, o consumidor passa a depender de uma fonte de energia limpa, o que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta. Inserido neste contexto de sustentabilidade, portanto, o consumidor passa ser energeticamente independente – e fica livre dos reajustes recorrentes da conta de luz no Brasil.

Inclusive, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Brasil possui a quarta tarifa energética mais cara do mundo. O país também é um dos campeões de incidência de carga tributária sobre a conta de luz. Sem dúvida, deixar de depender do fornecimento tradicional de energia é um investimento válido e de retorno rápido. Além do benefício econômico, o impacto ambiental é altamente positivo.

Com mais de 600 instalações finalizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma das principais empresas de energia solar do Brasil. Composta por uma equipe técnica altamente qualificada, a empresa tem como marca registrada o alto padrão na construção de projetos e eficiência na instalação dos sistemas fotovoltaicos. A equipe de técnicos da Elysia possui todos os certificados regulamentares exigidos pelas normativas federais. Isso torna a instalação segura e com garantia de qualidade. Já são mais de 40 mil horas de instalação e mais de R$ 15 milhões economizados em conta de luz.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo
demanda de carga

Demanda de carga: ONS aponta crescimento em todos os subsistemas

Continue lendo