Informação
A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR PUBLICADAS – VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA ÚLTIMA SEMANA
Palavra do presidente
Em artigo, Obama afirma que energia limpa segue caminho irreversível
O democrata e ex-presidente dos EUA escreveu um artigo de opinião para a revista Science da semana anterior. O tema é um dos mais recorrentes neste período de transição de governo – energia limpa e emissão de carbono. No texto, Obama afirma que a caminhada rumo ao uso de fontes de energia limpa – como a solar e eólica – é irreversível. Leia mais.
Política
Nordeste pressiona governo federal por leilões para usinas eólicas e solares
Governadores dos Estados do Nordeste têm pressionado o governo federal para que sejam agendados para este ano novos leilões para a contratação de usinas eólicas e solares. Leia mais.
Avanço solar
Parques Villa-Lobos e Cândido Portinari ganham placas de energia solar em SP
A Companhia Energética de São Paulo instalou 3 mil placas solares para gerar energia elétrica nos parques Cândido Portinari e Villa Lobos, na Zona Oeste de São Paulo. A iniciativa custou aproximadamente R$ 13 milhões, segundo a Secretaria de Energia e Mineração, e deveria estar funcionando desde o fim do ano passado, mas o prazo foi adiado. As placas, capazes de produzir 665 megawatts por hora, foram colocadas sobre as vagas de estacionamento do Parque Cândido Portinari, que é vizinho ao Villa-Lobos. A energia obtida a partir delas é suficiente para abastecer todas as dependências de ambos os parques. O Villa-Lobos ainda recebeu 40 postes que geram a própria luz. Leia mais.
Investimento
Governo anuncia leilão para construção de novas usinas de energia solar e espera atração de até R$ 6 bilhões em investimentos
O setor de energia solar está em fase de ganho de competitividade. Segundo Thomas Kraus, diretor geral da Enerray do Brasil, empresa especializada em energia fotovoltaica, subsidiária da SECI Energia da Itália (Gruppo Industriale Maccaferri), os projetos estão mais eficazes e teremos um impacto positivo com a redução dos custos de implantação. “No Brasil, devido ao lento crescimento do setor hidroelétrico, que ainda hoje representa a maior fonte de energia elétrica do país e não consegue suprir a demanda que, em todos os setores tanto industrial quanto doméstico, aumenta a cada ano, os sistemas fotovoltaicos entre todas as fontes de energias renováveis são as que apresentam o menor impacto ao ambiente, além disso a geração distribuída apresenta grandes vantagens econômicas.” complementa Kraus. Leia mais.
Agricultura solar
Empresa desenvolve fazenda movida a energia solar e controlada por celular
A startup Farm From a Box, de San Francisco, tornou a missão de fazer a agricultura mais fácil e acessível. Seu kit de transporte de contêineres contém todos os elementos essenciais para iniciar uma fazenda de cerca de 8 mil m², com possibilidade de alimentar 150 pessoas. Leia mais.