Informação
A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR PUBLICADAS – VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA ÚLTIMA SEMANA
Inclusão social
Populações isoladas da Amazônia têm acesso à energia solar
O Instituto Mamirauá conclui, esta semana, o projeto ‘Energia Solar para Inclusão Digital’. Ao longo da semana, será realizada a capacitação da componente energia solar na comunidade São João do Ipecaçu, na Reserva Amanã (AM), que, por meio do projeto, teve pela primeira vez acesso à internet, instalada na comunidade. Em Tefé, estudantes receberão seus certificados em uma cerimônia a ser realizada na sexta-feira, (20). O curso é oferecido pelo Instituto Mamirauá com o patrocínio da Huawei, empresa líder global no segmento de tecnologia, e por meio do Instituto Cooperforte. Leia mais.
Educação
Energia solar começa a ganhar espaço em escolas públicas
A geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos começa a sair do mundo das experiências tecnológicas para entrar no dia a dia da população. No segundo semestre deste ano, cerca de 40 escolas municipais localizadas em diferentes Estados do País começarão a fazer uso da energia solar. Leia mais.
Campo solar
Energia solar como aliada da agricultura
Desde os primeiros dias do novo ano, o sol assumiu uma função extra na propriedade da família de Nelci Fernandes de Vargas, em Pinhal da Serra, próximo à divisa com Santa Catarina. Com 16 painéis fotovoltaicos instalados sobre a casa, o produtor espera se tornar autossustentável no consumo de energia elétrica nos próximos anos. A intenção é reduzir os custos com eletricidade nos 42 hectares destinados à criação de gado de corte e de ovinos e à produção de soja e milho. Hoje, a conta de luz para a operação das câmaras frias, resfriadores e outros equipamentos instalados na propriedade chega a R$ 500 mensais. Com o investimento de R$ 37 mil, financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o produtor espera zerar a despesa e ainda gerar excedente para suprir futuros consumos. Leia mais.
Inovação
Aplicativo identifica potencial de geração de energia solar dos telhados de casas e prédios
Na TV Brasil, confira clicando aqui.
Sustentabilidade
Chineses e alemães querem fazer de Chernobyl um parque solar
Chineses e alemães estão entre dezenas de investidores que estão considerando a oferta da Ucrânia de transformar o terreno de um dos piores desastres nucleares do mundo em um gigantesco parque solar. Dos 39 grupos de investidores que pretendem obter autorização da Ucrânia, 13 são internacionais. Eles querem o sinal verde para instalar cerca de 2 gigawatts de painéis solares dentro da zona de exclusão radiativa que rodeia a usina nuclear de Chernobyl, desativada, segundo o ministro de Ecologia e Recursos Naturais, Ostap Semerak. Leia mais.