Artigo que integra a série de conteúdos do encontro em Davos, na Suíça, diz que a tecnologia fotovoltaica aumenta a eficiência e reduz ainda mais os custos de produção
Em uma década, a energia solar percorreu um longo caminho. Em 2010, o mercado global era pequeno e altamente dependente de regimes de subsídios em países como, por exemplo, Alemanha e Itália. Hoje, no entanto, passados dez anos, haverá mais de 115 gigawatts (GW) de energia solar instalados em todo o mundo, o que é mais do que todas as outras tecnologias de geração juntas. E é também cada vez mais uma energia de baixo custo, especialmente em regiões mais ensolaradas, onde já se tornou a forma de menor custo da nova geração de eletricidade.
Como funciona a energia solar?
Nos próximos anos, as melhorias tecnológicas garantirão que a energia solar se torne ainda mais barata. É bem possível que, em 2030, a energia solar se torne a fonte mais importante de energia para a produção de eletricidade em grande parte do mundo. E isso, claro, também terá um impacto positivo no meio ambiente e nas mudanças climáticas.
No futuro, a indústria solar tem possibilidade de redução de custos. Já existe, inclusive, um movimento em direção a módulos de maior eficiência, que podem gerar 1,5 vezes mais energia do que os módulos de tamanho similar existentes atualmente, usando uma tecnologia chamada células de silício em tandem. Isso terá um grande impacto no futuro.
“Instalações solares continuarão a crescer nos próximos anos”, diz artigo
Além disso, existem inovações de produção que reduzirão as quantidades de materiais caros, como prata e silício, usados na fabricação de células solares, bem como inovações como módulos bifaciais, que permitem que os painéis capturem energia solar de ambos os lados.
Baixe o e-book inédito sobre energia solar
Outra inovação importante é a melhor forma de integrar a energia solar nas casas, empresas e sistemas de energia. Isso significa melhor eficiência eletrônica de potência e maior uso de tecnologias digitais de baixo custo.
O que isso significa é que a energia solar alcançará, em muitas partes do mundo, um custo nivelado de energia que a tornará imbatível em comparação aos combustíveis fósseis. Dado que a energia solar é tão fácil e rápida de instalar, sem mencionar a flexibilidade – afinal, a energia solar pode ser usada para alimentar algo tão pequeno quanto um relógio ou tão grande quanto uma cidade – isso significa que as instalações solares continuarão a crescer nos próximos anos.