Arquitetura painéis solares - Elysia sistema fotovoltaico RS

Energia solar: conheça formas de integrar os painéis solares à arquitetura

Publicado em de de

Telhados residenciais, entorno dos prédios, estacionamentos e áreas externas estão cada vez mais sendo alvo da arquitetura com o uso de painéis solares fotovoltaicos

Com a demanda crescente por edificações mais sustentáveis e com menor impacto ecológico, cada vez mais engenheiros e arquitetos consideram a geração de energia solar desde o primeiro projeto. Porém, algumas construções consideram os painéis solares além do aspecto funcional, integrando-os também no desenho arquitetônico.

A inclusão de painéis solares fotovoltaicos clássicos, assim como novos formatos que estão sendo desenvolvidos, promete ser uma tendência na arquitetura e na construção civil. Por isso, separamos algumas aplicações criativas para painéis solares.

Telhados residenciais

Embora os painéis normalmente sejam instalados nos telhados, quando se pensa na instalação dos painéis solares desde o começo, é possível desenhá-los de maneira a cobrir toda a superfície ou pelo menos um telhado inteiro, caso a casa tenha mais de um. 

A cidade de Friburg, na Alemanha, é reconhecida no mundo por seu trabalho ambiental. Um dos destaques desse trabalho é o arquiteto Rolf Disch. Ele realizou um projeto em um condomínio de casas com foco na geração de energia solar (foto). Cobrindo toda superfície dos telhados, o bairro gera quatro vezes mais energia do que consome. 

No entorno do prédio

Além do topo do prédio, que pode ser coberto com painéis solares, muitos arquitetos estão incluindo painéis nas frente. Mas também nos fundos e nas laterais, simulando estruturas de vidros. O prédio abaixo, sede da Neo Solar Power Corporation, em Copenhagen, na Noruega, é um exemplo de execução bem feita utilizando essa abordagem.

A Powerhouse Brattørkaia, abaixo, também na Noruega, possui uma estrutura cujo teto fica à mostra devido sua inclinação. Também é um excelente exemplo sobre como a energia solar pode ser protagonista no projeto arquitetônico.

Em estacionamentos

Nesse exemplo brasileiro, o campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio Janeiro) decidiu usar painéis solares como proteção para carros no estacionamento. Com vagas para 65 carros, há uma área para gerar 140 mil kWh por 414 painéis solares. 

Além de aproveitar uma grande área no terreno, que é a dedicada para estacionamentos, para gerar energia elétrica, os painéis também fornecem meia sombra e proteção extra para os carros. 

Coberturas para áreas externas

A meia sombra criada pelos painéis solares possibilita que ambientes externos, como quintais, decks e outras áreas externas possam ser cobertos e protegidos, com uma iluminação natural parcial.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

,

Energia solar é a solução definitiva para reduzir a pegada ecológica da sua empresa

Continue lendo
Cúpula do clima energia solar

,

4 importantes resultados da Cúpula de Líderes sobre o Clima

Continue lendo
Arquitetura painéis solares - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Energia solar: conheça formas de integrar os painéis solares à arquitetura

Continue lendo

, ,

Nigéria aposta em energia solar para recuperação pós-pandemia

Continue lendo