Com abastecimento de energia solar, 4Beer vai dobrar produção de cervejas artesanais

Publicado em de de

Sistema fotovoltaico foi projetado e instalado pela Elysia, na unidade do 4º Distrito – abastecimento de energia solar impulsiona plano de dobrar produção da empresa do ramo cervejeiro de Porto Alegre

A cervejaria 4Beer, de Porto Alegre, inaugurou recentemente seu primeiro sistema de energia solar fotovoltaica. Projetado e instalado pela Elysia, o sistema fotovoltaico atende a cerca de 88% do consumo de energia elétrica da unidade do 4º Distrito (Polônia, 200), onde a empresa produz e comercializa diversos tipos de cerveja artesanal. 

Veja reportagem sobre o projeto da 4Beer em GauchaZH

Em um ano de funcionamento, o sistema, composto por 188 painéis solares, deverá proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 76 mil para os cofres da 4beer, de acordo com estimativa dos técnicos da Elysia. O valor representa uma redução média de 81% no custo de energia elétrica. Além disso, a cervejaria fica protegida de futuros aumentos tarifários, o que permite maior previsibilidade financeira à empresa.

Com o uso de energia limpa, portanto, o objetivo da cervejaria é realizar uma produção mais sustentável e de menor impacto ambiental – especialmente em um momento de expansão produtiva.

Nova sede e produção duplicada

O investimento em energia solar compõe o plano de aumento da produção de cervejas. Um processo iniciado ainda em 2020 com a substituição de parte dos equipamentos da fábrica. A meta, portanto, é dobrar a capacidade produtiva para atender à expansão da rede de franquias. Atualmente, a capacidade produtiva da cervejaria é de 40.000 litros/mês, com a operação de 35 torneiras. A fábrica emprega 20 funcionários. 

“Aproveitamos o amplo espaço que temos no telhado do 4º Distrito para produzir uma energia limpa e renovável. O investimento nos possibilita fazer uma produção mais sustentável, gerando o menor impacto ambiental possível. Além disso, a geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, por fim, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, explica Caio de Santi, sócio da 4Beer.

Em Porto Alegre, além da unidade do 4º Distrito, estão abertas as sedes do Menino Deus (Getúlio Vargas, 1157) e da Zona Sul (Wenceslau Escobar, 2075). Em fevereiro deste ano, aliás, a empresa inaugurou sua quarta franquia na capital gaúcha. A nova unidade, que também oferece o serviço de cervejaria e restaurante, fica na Rua Passo da Pátria, 389, no bairro Bela Vista. Criada em 2016, a 4beer é uma das marcas comercializadas pelas cervejarias Diefen Bros e Polvo Loco.  

Elysia é referência em energia solar no RS

Com cinco anos de atuação na região sul do Brasil, responsável por projetos e instalações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma referência em energia solar. Com sede no bairro São João, em Porto Alegre, a empresa possui mais de 600 projetos finalizados. Os sistemas da Elysia já levaram uma economia de mais de R$ 15 milhões na conta de luz dos consumidores. Além disso, já são mais de 40.000 horas de instalação. A empresa, portanto, se diferencia pela entrega de uma solução completa de energia solar, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Energia solar Jardim Itú Sabará Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico POA

, ,

Imóvel residencial do bairro Jardim Itú Sabará, em Porto Alegre, adota energia solar

Continue lendo
Energia solar oficina mecânica Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico RS

, ,

Oficina mecânica de Porto Alegre consolida compromisso ambiental com investimento em energia solar

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo