Entenda como funciona o processo de regularização do sistema fotovoltaico
Energia solar no inverno: se você está pensando em fazer esse investimento, é provável que tenha se perguntado se é possível gerar energia nessa época do ano em que o sol é menos intenso e frequente.
Uma placa fotovoltaica possui diversas células e cada uma delas é composta por duas camadas de silício. A mais fina é carregada negativamente e, ao ser atingida pela radiação solar, transfere seus elétrons para a camada mais grossa, gerando energia elétrica.
O frio interfere pouco na geração de energia. A radiação solar existe no inverno e em dias nublados. Assim como qualquer equipamento eletrônico, as placas fotovoltaicas funcionam bem em baixas temperaturas.
Não há perda de geração de energia no inverno. O que pode ocorrer é que, em razão da menor duração do dia nessa estação e da angulação do sol, seja gerada menos energia do que no verão.
Porém, a equipe responsável pelo planejamento e execução do projeto analisa todas esses fatores para executar o serviço da melhor forma.
Baixe o e-book inédito sobre energia solar
O inverno ainda é um bom momento para a geração de energia solar. A tecnologia fotovoltaica é capaz de converter de maneira mais eficiente a luz do sol em energia quando está mais fria.