Informação
A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR PUBLICADAS – VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA ÚLTIMA SEMANA
Pioneirismo
Primeira usina solar do Rio Grande do Sul é inaugurada na região das Missões
Foi inaugurada, na última sexta-feira (9), a primeira usina de produção de energia elétrica a partir do sol no Rio Grande do Sul. As estruturas foram montadas no entroncamento das BR-386 e BR-158 em Boa Vista das Missões, no Noroeste do estado, cidade de pouco mais de 2,1 mil habitantes. O custo do projeto foi de R$ 4 milhões. Ao todo, são mais de mil placas solares em 25 painéis, que garantem a geração de 257 kw de energia. Com isso, até 300 famílias podem ser abastecidas com a energia, considerada limpa. Esta é a primeira etapa do projeto de geração de energia solar da cooperativa da região Norte do estado, que atende 36 cidades. Leia mais.
Em Sorocaba
Fornecedora da Elysia inaugura maior fábrica de módulos solares do país
Maior fábrica do segmento de energia solar no Brasil e primeira da marca na América Latina, a planta da Canadian Solar foi inaugurada oficialmente ontem em Sorocaba (SP), reunindo autoridades regionais, estaduais e nacionais. Instalada dentro da Flex, na rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), a fábrica está em funcionamento há 45 dias e emprega 400 trabalhadores. A expectativa é de que, além destes postos de trabalho, outros 1.500 empregos indiretos sejam gerados. O investimento total da marca, juntamente com a Flex Internacional, que passa agora a sediar mais uma linha de produção, é de R$ 80 milhões. A capacidade é de 1 milhão de painéis fotovoltaicos por ano. Leia mais.
Moradia
Energia solar poderá ser usada no programa Minha Casa, Minha Vida
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, assinou na última segunda-feira (5), em São Paulo, a proposta em que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado para instalação de energia solar em residências do Programa Minha Casa, Minha Vida. A proposta foi elaborada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. O documento foi assinado durante 12º ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção, feito pela Fiesp. Leia mais.
Potência
China lidera posição global em uso de energia solar
A China continua com sua posição de liderança em instalações de energia solar e espera aumentar sua capacidade em mais de 7 gigawatts (GW), ou 4 bilhões de watts, a mais que no ano passado, de acordo com um novo relatório. No ano passado, a China instalou 15,13 GW de nova capacidade fotovoltaica (PV), acumulando, assim, 43,48GW, de acordo com a empresa de pesquisa GlobalData. Neste ano, a capacidade cumulativa da China já ultrapassou 50,3 GW. O aumento massivo em instalações pode ser atribuído aos esforços da China em impulsionar energia verde e ajustar o mix energético, que é dominado pelo carvão, de acordo com Ankit Mathur, diretor da divisão de energia da GlobalData. Atrás da China, o maior mercado mundial de instalações solares fotovoltaicas é o Japão e os EUA. Leia mais.
Navegação
Primeiro barco autônomo movido à energia solar foi lançado neste sábado (10)
O primeiro barco autônomo do Brasil movido à energia solar foi lançado neste sábado (10) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, durante o Desafio Solar 2016. Com um sistema GPS, a embarcação recebe informações via satélite que indica a direção para onde deve navegar. Não há a necessidade de um piloto para guiar o barco. Apesar da embarcação ser apresentada durante o evento, ela não vai participar da competição. Além do sistema de GPS, o barco também conta com dois cascos com placas fotovoltaicas, responsáveis por converter a anergia solar em energia para movimentar o barco, e uma bússola. Leia mais.