Informação
A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR PUBLICADAS – VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA última SEMANA:
Expansão
Aneel abre chamada para incentivar geração própria de energia em universidades públicas
Reduzir entraves à implementação de projetos de Eficiência Energética (EE) e de geração própria de energia (Minigeração) por meio da implantação de projetos pilotos em Instituições Públicas de Educação Superior. Esse é o objetivo da Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016, que foi aprovada na última terça-feira (1/11) durante Reunião Pública da Diretoria. Leia mais.
Reflexão
Por que mais empresas têm investido em energia solar
Vários os fatores levam as grandes empresas a ampliarem a linha de investimentos e buscarem soluções de energia limpa. As pessoas estão habituadas a ver companhias como a Apple oferecer soluções tecnológicas como smartphones, softwares e não como fornecedora de energia, como afirma o presidente da Eucatex, Flavio Maluf. Leia mais.
Matriz energética
Aneel aprova preços para leilão de energia solar e eólica em dezembro
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião na última sexta-feira, o edital e os preços teto para o leilão de energia de reserva agendado para 16 de dezembro que contratará novas usinas solares e eólicas. O preço-teto para as usinas solares será de 320 reais por megawatt-hora, enquanto o para os parques eólicos será de 247 reais por megawatt-hora. Leia mais.
Mais um projeto solar
Universidade do interior paulista inaugura projeto de energia solar fotovoltaico
A Fundação Paulista de Tecnologia e Educação firmou uma parceria com três grupos privados para produzir energia solar fotovoltaica no campus de Lins (102 quilômetros de Bauru) e inaugurou na última quinta-feira (10) o sistema em um evento. Das plantas solares instaladas em universidades, ela será a maior do país. A geração de energia solar de Lins só perde para a Companhia Paulista de Força e Luz de Campinas, que produz um megawatts. Leia mais.
Exemplo público
Leilão em pernambuco será realizado para suprir consumo de energia
O Governo do Estado deve lançar, em breve, certame público de incentivo à geração fotovoltaica. De acordo com o secretário-executivo de energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Pedro Cavalcanti, a ideia é que o parceiro privado construa uma usina em terreno cedido pelo Estado e forneça energia renovável aos prédios públicos, gerando uma economia de 30% na conta de luz dos equipamentos. A previsão é que o edital seja lançado até fevereiro de 2017 e, se a experiência for exitosa, a expectativa é que mais concorrências sejam lançadas a partir de outras fontes renováveis. Leia mais.