Chamado de Tianjin, o veículo movido a energia solar vem com direção autônoma de ponta e alcança a velocidade máxima é de 79,2 km/h
Enquanto muitos apostam nos veículos elétricos como o futuro da indústria automotiva, uma equipe de especialistas na China preferiu seguir outro caminho no segmento de transporte sustentável. Trata-se do Tianjin, o primeiro veículo do país que funciona 100% alimentado por energia solar.
Conheça a solução da Elysia para instalação de eletroposto
A novidade saiu oficialmente na sexta edição da World Intelligence Conference. Conforme a mídia chinesa, o modelo saiu em conjunto por 42 empresas e três universidades em cinco meses e conta com uma série de tecnologias avançadas.
Conheça os 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022
Com espaço para acomodar três passageiros e o motorista, o Tianjin está equipado com direção autônoma de ponta, por exemplo. A área do seu módulo de energia solar também é generosa – afinal, são 8,1 metros quadrados.
Confira mais detalhes técnicos e um vídeo sobre o veículo abaixo:
– Dimensões: 4,08 m de comprimento × 1,77 mm de largura × 1,81 mm de altura;
– Distância entre eixos: 2,85 m;
– Peso: 1.020 kg;
– Geração máxima diária de energia: 7,6 kWh em dias ensolarados.
Os criadores dizem que o alcance máximo nos testes foi de 74,8 km e a velocidade máxima é de 79,2 km/h. Não são especificações tão atraentes se comparadas a outros veículos, entretanto, considerando que os resultados foram alcançados utilizando apenas a energia do sol, é um feito e tanto.
No fim, é uma prova de que os carros também podem mover-se por uma fonte de energia abundante e limpa. Na Alemanha, a Sono Motors também está de olho nisso, e se aproxima da fase de validação do seu primeiro protótipo de carro-solar, o Sion EV, que utiliza a energia do sol para carregar as baterias. A produção do deve iniciar em 2023.