Energia solar escola privada Rio Grande do Sul - Elysia sistema fotovoltaico Alvorada

Escola privada do Rio Grande do Sul investe em energia solar

Publicado em de de

Elysia entrega solução completa de energia solar para escola privada da Região Metropolitana de Porto Alegre

Uma escola com independência energética. Foi o que se tornou o Instituto Educacional Castelo Branco (IECB), de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com uma solução completa da Elysia, a escola recebeu a instalação de um sistema fotovoltaico de 33 kWp, composto por 78 painéis solares monocristalinos. 

Faça um orçamento agora para produzir energia solar no seu imóvel

O projeto fotovoltaico rendeu à instituição de ensino a autossuficiência energética – ou seja, a produção de energia que atende a 100% do consumo local.

Escola privada livre de aumentos na conta de luz

Com a geração de energia solar, o IECB também fica protegido contra novos aumentos na tarifa de energia elétrica. A escola, portanto, imune à inflação energética, passa a ter maior previsibilidade sobre um dos custos indiretos mais relevantes para o funcionamento do local de ensino. A proteção contra novos aumentos eleva a competitividade da escola, possibilitando um maior investimento em estrutura e atividades pedagógicas para os estudantes.

Energia solar é fundamental para escolas

Um dos custos mais elevados para uma escola, sem dúvida, é o consumo de energia elétrica. Afinal, trata-se de uma estrutura física grande, que exige o funcionamento contínuo de diversos equipamentos eletroeletrônicos para dar conta do atendimento aos estudantes. 

Nos últimos anos, no entanto, por causa dos frequentes reajustes na tarifa energética brasileira, a conta de luz tem ficado ainda mais salgada, possibilitando que as instituições de ensino comecem a buscar novas soluções para esse elevado custo fixo.

É aí que, mais uma vez, entra a energia solar fotovoltaica

Investindo em energia solar, portanto, uma escola pode reduzir seu custo com a conta de luz em cerca de 95%. O retorno do investimento, em média, tem ocorrido de forma muito rápida: em aproximadamente três anos, como é o caso do Instituto Educacional Castelo Branco (IECB).

“Com a instalação de um sistema fotovoltaico, a conta de luz pode ir para a taxa mínima. A escola diminui seu custo mensal com energia elétrica e, além disso, recebe uma tecnologia sustentável que valoriza o ambiente educacional”, explica Luccas Priotto, sócio-diretor e engenheiro de produção da Elysia. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

energia solar

,

Energia solar: avanços e impacto na matriz elétrica brasileira

Continue lendo
brasil

Brasil na vanguarda da transição energética global com energia solar 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo
mercado livre de energia

Mercado livre de energia registra movimentação de R$ 100 bilhões em 2023

Continue lendo