Evento de barcos movidos a energia solar integra o Desafio Solar Brasil (DSB), projeto de extensão acadêmica da UFRJ
A Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão realizar, a partir desta quarta-feira (16), uma competição com barcos movidos a energia solar na enseada de São Francisco.
Faça agora um orçamento e saiba quanto custaria um sistema fotovoltaico no seu imóvel
O evento integra o Desafio Solar Brasil (DSB), projeto de extensão da UFRJ que reúne estudantes, técnicos e professores em equipes de todo o país, a bordo dos seus protótipos de embarcações movidas a energia solar.
Os barcos são construídos especificamente para essa competição. Segundo os organizadores, 15 equipes estarão competindo para descobrir quem tem o melhor desempenho e domínio sobre a montagem e construção de embarcações movidas a energia solar, estratégias de competição, organização e gerenciamento energético.
A competição prevê uma prova pela manhã e uma prova no período da tarde durante toda semana, até a terça-feira seguinte. O público poderá visitar a área do paddock e conhecer de perto as embarcações, além de participar de atividades de extensão, palestras e exposição de vídeos que ocorrerão em paralelo às provas.
O Desafio Solar Brasil é um evento que conecta ciência, educação, cultura e esporte dentro de uma proposta de sensibilização às fontes de energia limpas e sustentáveis.