Nos últimos 7 anos, conta de luz aumentou 114% no Brasil – o dobro da inflação no período
Quando o assunto é o custo da conta de luz, as perspectivas não são animadoras. Nesta semana, publicamos aqui no blog a previsão de aumento médio de 19% da energia elétrica no Brasil, em 2022. Para algumas regiões, a elevação pode ser de até 30%.
A chamada “conta-covid”, a crise hídrica que ainda afeta o país (e pode permanecer ao longo de 2022) e o dólar em patamar alto são alguns dos principais vilões da conta de luz. Isto é: prepare-se para enfrentar mais um ano salgado para as contas de energia elétrica.
Você sabia que, nos últimos 7 anos, a conta de luz aumentou 114%?
A Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) divulgou nesta semana que, desde 2015, a conta de luz subiu mais do que o dobro da inflação no mesmo período.
A tarifa residencial acumulou alta de 114%, enquanto a inflação ficou em 48%. Somente no último ano, com a crise hídrica, duas novas bandeiras tarifárias foram criadas e reajustes nas taxas adicionais foram fixados.
Uma das novas bandeiras tarifárias, denominada de bandeira de escassez hídrica, fica em vigor até pelo menos abril de 2022. Nela, é cobrado R$ 14,20 a cada 100 kWh, um aumento de 49,7% em relação à bandeira vermelha patamar 2.
Tem solução? Sim, energia solar
Mas há uma maneira de ficar protegido destes recorrentes aumentos. Investir em energia solar é a solução para não sofrer com os reajustes, gerar energia limpa e ainda contribuir para desafogar o sistema elétrico brasileiro.
Os aumentos no custo de energia elétrica deixam a energia solar ainda mais atraente como investimento. Afinal, quanto mais caro é a conta de luz, mais rápido é o retorno do investimento em energia solar. Para quem investir em um sistema fotovoltaico até janeiro de 2023, a previsão de retorno do investimento está estimada em 3 anos para empresas e 4,5 anos para residências.
Mas os benefícios não são apenas financeiros. Com a produção de energia solar, você está ajudando a preservar os recursos naturais do planeta e a diminuir sua pegada de carbono. Resultado? Todos saem ganhando, inclusive as próximas gerações que irão habitar o planeta, que terão um ar mais limpo para respirar.