Energia solar para empresas

Para empresas, energia solar confere proteção inflacionária e previsibilidade orçamentária

Publicado em de de

Empresas que investem na solução completa de energia solar da Elysia ficam livres de futuros aumentos tarifários e elevam sua competitividade

O investimento em energia solar traz ao consumidor uma série de vantagens para uma empresa. Neste arcabouço de benefícios, um dos mais importantes, sem dúvida, é a proteção contra os aumentos na conta de energia elétrica – o que chamamos de inflação energética. 

Faça um orçamento gratuito

No Brasil, o reajuste tarifário é uma dor de cabeça para todos os setores de mercado. O Brasil, infelizmente, é um dos países com a maior carga tributária sobre a conta de luz – o que nos coloca na quarta posição neste ranking mundial, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. 

Os aumentos vêm de todos os lados – a nível federal e estadual. Vamos citar um exemplo atual, para ilustrar o tamanho deste problema no Brasil. Por conta da crise do novo coronavírus, o governo federal contraiu uma dívida de mais de R$ 200 bilhões com as concessionárias. Esta cifra, aliás, já está sendo repassada para os consumidores em forma de aumento, e deve se estender até 2026. Isso significa que, além dos reajustes anuais, a conta de luz terá essa elevação extra, já anunciada pelo governo federal.

Nem vamos falar das novas bandeiras tarifárias criadas ao longo de 2020, que fizeram mais do que dobrar o consumo extra.

Qual a forma de se proteger? Investindo em energia solar  

Mas temos uma boa notícia em meio a este oceano de incerteza. É possível ficar imune a estes aumentos e ter uma previsibilidade de gasto com a energia elétrica. E a energia solar faz parte desta solução. Com a aquisição de sistema fotovoltaico, a empresa torna-se independente na geração de energia. 

A autossuficiência faz com que a conta de luz possa atingir o custo da tarifa mínima – em alguns casos, o valor gira em torno de R$ 50. Quanto antes for realizado o investimento, maior será a economia. Por isso, a hora de investir é sempre agora.

Para uma empresa, não há melhor alternativa do que investir em energia solar. A redução do custo é instantânea – já é percebida na primeira conta de luz após a entrada em funcionamento do sistema. Nos moldes de regulação atual, o retorno do investimento está calculado em cerca de 3 anos (em muitos casos, é prazo é ainda menor). Trata-se de um sistema que tem durabilidade mínima, em plena operação, de 25 anos. 

Agora, imagine o seu negócio totalmente livre de aumentos na conta de luz por 20 anos – tendo que pagar somente a taxa mínima?

O bolso agradece, mas o meio ambiente também ficará eternamente grato. Com a energia solar, portanto, a empresa passa a ter como fonte uma energia limpa e renovável, que não agride os recursos naturais do planeta. A fonte é pura: simplesmente a luminosidade solar – o que o planeta nos oferece em abundância. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo
Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo