Aumento da conta de luz - Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul

Conta de luz da CEEE fica 14,62% mais cara para consumidores gaúchos

Publicado em de de

Aumento passa a valer a partir desta segunda-feira (22) – CEEE atende a 1,8 milhão de clientes em 72 cidades do Rio Grande do Sul

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o novo reajuste tarifário para consumidores na área de cobertura da CEEE Equatorial, no Rio Grande do Sul. O aumento médio de 14,62% passa a valer a partir desta segunda-feira (22). O reajuste atinge 1,8 milhão de clientes em Porto Alegre e outros 71 municípios.

Aumento na conta de luz deixa mais rápido retorno do investimento em energia solar

Os custos de distribuição (5%) e componentes financeiros (5,71%), a retirada dos financeiros anteriores (1,29%) e os custos de transporte (-1,82%) foram alguns dos principais itens que contribuíram para o efeito médio de 14,62%. A proposta de revisão tarifária foi objeto da Consulta Pública nº 58/2021, realizada de 9/9 a 8/10. Uma audiência pública virtual também debateu o tema no dia 30/9.

EmpresaConsumidores residenciais – B1
CEEE-D14,71%
EmpresaClasse de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensãoem médiaAlta tensão em média(indústrias)Efeito Médiopara o consumidor
CEEE-D15,18%13,24%14,62%

Impacto no bolso dos clientes CEEE

Os reajustes na tarifa de luz impactam diretamente no bolso dos consumidores. Desde setembro, em razão da crise hídrica e do encarecimento da geração de energia, a população paga mais pelo serviço. Foi criada, inclusive, a bandeira tarifária de escassez hídrica, com previsão de validade até abril de 2022.

Com energia solar, você fica protegido dos aumentos tarifários

Em meio à sequência de aumentos tarifários, a energia solar desponta como a solução para a carga inflacionária da energia elétrica. O investimento em energia solar faz com que a conta de luz tenha uma redução de até 95%. Com a produção da própria energia, de forma limpa e renovável, o consumidor também fica livre de qualquer reajuste tarifário que venha a ocorrer. Ou seja: além dos benefícios financeiros, o sistema fotovoltaico contribui para a redução da emissão de CO2 na atmosfera e para o desafogo do sistema elétrico brasileiro.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

demanda de carga

Demanda de carga: ONS aponta crescimento em todos os subsistemas

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo