Nesse carro elétrico da Sono, a eletricidade gerada por um sistema de energia solar residencial pode ser transferida para a bateria do carro
A empresa alemã Sono Motors, que tem sede em Munique, desenvolveu um veículo elétrico que funciona a partir da energia solar. Batizado de Sion, o carro conta com painéis solares na carroceria e apenas a eletricidade gerada no teto e nas portas faz ele rodar 30 quilômetros por dia. Para viagens mais longas, no entanto, o carro dispõe de baterias de fosfato de ferro-lítio. Ou seja, a autonomia total pode chegar a 305 km.
Energia solar: a solução mais procurada para abastecer carros elétricos em casa
Uma novidade que vem com o veículo é a existência da opção de compartilhar o uso do automóvel por meio de um aplicativo para smartphones. Há cinco anos em desenvolvimento, o Sion custará cerca de 25.500 euros. A expectativa da empresa é que a produção comece no primeiro semestre de 2023.
Em comunicado ao mercado, a empresa ressaltou que proporcionará aos proprietários muita flexibilidade. Por exemplo, a eletricidade das células solares poderia ir para a bateria do carro durante o dia. Posteriormente, então, forneceria energia à casa à noite. O contrário também pode ocorrer, isto é: o excedente de eletricidade de um sistema fotovoltaico ir para a bateria do veículo.
A Sono é uma montadora independente, apoiada por uma combinação de financiamento privado e crowdfunding. Ela pretende montar o Sion em Trollhättan, na Suécia, onde antes era a fábrica doméstica da Saab, agora de propriedade majoritária do Grupo Evergrande da China. A Sono ainda não tem planos para o mercado dos EUA, mas não descarta totalmente a possibilidade.