Em cinco anos, será mais caro operar uma usina de carvão ou gás natural do que construir um parque solar ou eólico
Uma análise publicada pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indica que, em cinco anos, será mais caro operar uma usina de carvão ou gás natural do que construir parques solares ou eólicos. Com isso, as fontes eólica e solar são as tecnologias mais baratas de eletricidade nova na maior parte do mundo atualmente.
Como funciona a energia solar?
Para a BNEF, a transição para energias renováveis deve remodelar uma série de setores, especialmente o de transporte marítimo, já que um terço das milhas de carga transportadas por navios são provenientes de combustíveis fósseis ao redor do globo, e 70% dessa porção é petróleo.
Segundo o economista-chefe da BNEF, Seb Henbest, é possível que haja uma reformulação da demanda de transporte marítimo e ferroviária, o que pode significar menor consumo de energia e emissões mais baixas. Ele diz ainda que, à medida que as energias renováveis obtêm participação no mercado de petróleo, gás e carvão, as companhias de transporte marítimo que entregam esses combustíveis sofrerão um impacto.
Energia solar já substitui carvão como a forma mais barata de eletricidade
As previsões da BNEF se somam às pesquisas que mostram por que as renováveis têm se expandido na maioria dos mercados de energia. Recentemente, a Agência Internacional de Energia (AIE) informou que a energia solar começa a substituir o carvão como a forma mais barata de eletricidade.