BodySull, no Vale dos Sinos, torna-se exemplo de sustentabilidade e projeta economia – ambiental e financeira – para os próximos anos
O modo de gerar energia mudou para a academia BodySull, de São Leopoldo. Após projeto e instalação da Elysia, o centro de atividades físicas inaugurou seu próprio sistema fotovoltaico, o que lhe rendeu a conquista de uma geração independente de energia. Tendo como fonte a luminosidade solar, a tradicional academia do Vale dos Sinos dá exemplo de ação sustentável ao optar por uma produção de energia limpa e renovável.
Como funciona a energia solar?
A solução completa de energia solar da Elysia envolveu a instalação de 17 painéis solares, equipamentos que realizam a captação da luz do sol. Os módulos fotovoltaicos estão conectados a um inversor solar, componente responsável por fazer a transição entre a corrente elétrica. Painéis e inversores são peças-chave no funcionamento pleno do sistema fotovoltaico – e, para operarem de forma eficiente, devem ser projetados a partir de um modelo técnico de excelência.
Os frutos da escolha pela energia fotovoltaica – econômicos e ambientais – já começam a aparecer. E as projeções são ainda mais animadoras. Para o primeiro ano de funcionamento, a estimativa é de que o centro de saúde física deixe de gastar cerca de R$ 8 mil com o consumo de energia elétrica. No mesmo período, o local vai deixar de emitir 4.700 kg de CO2.
Retorno rápido: energia solar é um dos investimentos mais atraentes do mercado
A queda no gasto com energia elétrica reforça a atratividade do investimento em energia solar. Mês a mês, o volume economizado acelera o processo de retorno do investimento. No caso da BodySull, a expectativa é de que a recuperação do valor investido ocorra em aproximadamente 4 anos. O curto tempo de payback reafirma a energia solar como um dos investimentos mais rentáveis do mercado.
Com o salto de reputação, que vem a reboque do investimento em energia limpa, a academia mira a ampliação dos clientes ao mesmo tempo em que demonstra engajamento com as causas ambientais. Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que investem em ações de sustentabilidade saem na frente na retomada econômica pós-pandemia, além de atraírem os olhares dos consumidores conscientes.
Ainda na esfera econômica, o imóvel comercial recebe uma significativa valorização no mercado. O aumento do valor patrimonial é uma das vantagens financeiras embutidas no investimento em energia solar. Além disso, os benefícios indiretos, como a possibilidade de exploração comercial da energia renovável, fortalecem a ampla gama de vantagens oferecidas pelo sistema fotovoltaico.
Com cinco anos de atuação, Elysia é referência no sul do Brasil
A academia recebeu uma solução completa de energia solar da Elysia, o que inclui projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema fotovoltaico. Uma das principais empresas do setor, a Elysia possui mais de 400 projetos finalizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com os sistemas da Elysia, os consumidores já economizaram mais de R$ 7 milhões na conta de luz.
Além disso, antes da aquisição do sistema, a equipe atua para tirar todas as dúvidas sobre a tecnologia. A empresa, inclusive, é uma das maiores produtoras de conteúdo sobre energia solar do Rio Grande do Sul. Esse é um dos propósitos da Elysia, desde a sua fundação: ser mais do que uma empresa de soluções ambientais e atuar como uma difusora da sustentabilidade das mais diversas formas.