Moradores da residência de Porto Alegre já percebem as vantagens da geração fotovoltaica – projeção é de economia de mais de R$ 8 mil no primeiro ano após solução completa de energia solar
No bairro Chácara das Pedras, na capital gaúcha, o telhado de uma residência ganhou uma coloração azulada. De alto, é possível enxergar o brilho dos painéis solares que dão vida ao sistema de energia solar fotovoltaico instalado e projetado pela Elysia – e que tornou a casa autossuficiente na geração de energia elétrica.
Como funciona a energia solar?
Conectados a um inversor solar, os módulos fotovoltaicos são responsáveis por captar a luminosidade do sol e a transformar em energia. A capacidade de geração do sistema – que tem uma média de 800 kWh/mês, na média anual – é o suficiente para dar conta de 100% da demanda energética dos moradores.
Apenas no primeiro ano de funcionamento, o sistema fotovoltaico deve proporcionar aos moradores uma economia de aproximadamente R$ 8,6 mil. Com um payback (retorno do investimento) calculado em cerca de 5 anos, os consumidores terão uma redução média na conta de luz estimada em 84%. Trata-se deum economia impactante no orçamento familiar e de um alívio imenso para a natureza.
O meio ambiente agradece
Também no primeiro ano de operação, o sistema fotovoltaico vai fazer com que a casa deixe de emitir mais de 5.000 kg de CO2 na atmosfera. A redução da pegada ecológica transforma residência – e seus moradores – em mais um exemplo de contribuição ambiental. A residência, inclusive, ao levantar a bandeira da sustentabilidade, recebe uma valorização significativa no mercado.
Para Ana Maria Ribeiro, moradora do imóvel, o sistema fotovoltaico representa a redução de um custo fixo alto e a colaboração com a renovação da matriz energética brasileira. “A conta de luz sempre foi uma despesa impactante no orçamento da casa. Depois de um estudo, só vimos vantagens na questão financeira – muito melhor, inclusive, do que diversas opções de investimento que existem por aí. Acreditamos que estamos contribuindo para o planeta ao utilizar como fonte uma energia renovável. Este é um momento excelente para investir, recomendamos para todos”, avalia Ana.
Depois da entrada e funcionamento, o sistema fotovoltaico fez nascer uma certa ansiedade na família antes da chegada da conta de luz. “Agora, ficamos ansiosos, esperando a conta de luz chegar para olhar os resultados econômicos. Apesar da redução, ela conta que a família mantém a consciência no consumo e continua evitando desperdícios. Desde a entrada em funcionamento, o sistema fotovoltaico manteve a conta de energia elétrica na tarifa mínima. E mais: o imóvel já acumulou créditos que estão servindo de consumo nestes meses de inverno.
Solução completa de energia solar da Elysia
Com potência de 6,80 kWp, o sistema de energia solar é composto por 20 placas solares de silício policristalino e um inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia. A residência recebeu uma solução completa de energia solar, o que é um dos diferenciais da empresa. Desde a visita técnica até a fase de monitoramento do sistema, todas as etapas são de responsabilidade da Elysia, sempre realizada ao lado do consumidor.