Casa no centro da cidade produz energia de forma independente – projeção de economia é de R$ 5 mil no primeiro ano, imóvel recebeu solução completa de energia solar
Mais um projeto da Elysia contemplou uma residência com o início da geração de energia solar. Desta vez, o imóvel que recebeu a instalação de um sistema fotovoltaico fica em Canoas, no bairro Centro. A casa está gerando a própria energia, de forma limpa e renovável, com o funcionamento de 12 placas solares projetadas pela qualificada equipe de engenharia da Elysia, empresa referência em solução completa de energia solar no Rio Grande do Sul.
Como funciona a energia solar?
Com potência de 4,08 kWp, o sistema da residência tem seus painéis interligados a um inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia. Os equipamentos são responsáveis por atender à demanda integral de energia elétrica dos moradores. Significa dizer que a casa atingiu sua independência energética, já que se tornou autossuficiente na geração. A capacidade de geração média mensal é de 480 kWh.
A vantagem econômica já é percebida na conta de luz. Com produção de energia solar, a redução média na despesa com energia elétrica é estimada em 60%. No primeiro de geração limpa de energia, a previsão dos técnicos da Elysia é que ocorra uma economia de mais de R$ 5 mil. Em cerca 5 anos, o retorno do investimento já terá sido pago – a vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos.
O que está dentro da solução completa de energia solar?
A residência recebeu uma solução completa de energia solar da Elysia, que inclui uma série de serviços qualificados. A empresa é considerada uma referência em projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos na região sul do Brasil. A Elysia tem como diferencial o atendimento próximo ao consumidor, com foco no esclarecimentos das dúvidas sobre o funcionamento do sistema – o que ainda é comum no país, já que trata-se de uma tecnologia relativamente nova.
Afinal, o que está dentro do pacote de solução completa? Após o período pré-projeto, que inclui a etapa de acesso a informação sobre a tecnologia, a equipe de engenharia se debruça sobre o projeto de engenharia, que prioriza a eficiência produtiva dos painéis. Após a conclusão do projeto, é realizada a instalação, sempre feita de forma ágil e eficiente por uma equipe capacitada e que atua conforme todas as normas regulamentadoras.
Ao mesmo tempo, já é iniciada a etapa de homologação do sistema junto à concessionária, também liderada pela equipe da Elysia. Por fim, após a entrada em funcionamento do sistema fotovoltaico, entra em campo a fase de monitoramento – etapa em que a participação do consumidor é fundamental. O acompanhamento do desempenho do sistema, por meio de aplicativo, é essencial para analisar o pleno funcionamento dos equipamentos.
Em Canoas, a Elysia já finalizou dezenas de projetos fotovoltaicos e é considerada uma empresa de atuação diferenciada na região. A equipe é responsável por sistemas residenciais, comerciais, escolares e industriais – são sistemas de diferentes portes que estão em pleno funcionamento.