Índia energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Mais limpa e cada vez mais acessível, energia solar supera o carvão na Índia

Publicado em de de

Índia avança de forma expressiva na produção de energia limpa – fonte solar está consolidada na matriz energética

A crise do novo coronavírus desviou a atenção de um grande avanço no mundo. O mais recente leilão de 400 MW de energia solar na Índia foi vencido pela ReNew Power – assim, a energia solar superou a vazão de energia à base de carvão. Ainda, a maior parte da geração futura de energia pode ser solar sem subsídios.

Como funciona a energia solar? 

A energia térmica baseada em carvão ainda será necessária como backup, mas em níveis mais baixos. Enquanto isso, usinas térmicas antigas e ineficientes serão substituídas por novas. Isso implica em uma paralisação nas futuras emissões de dióxido de carbono, enxofre, mercúrio, material particulado e outros poluentes. A Índia não precisa de impostos adicionais sobre o carbono para induzir uma mudança para as energias renováveis. A mudança já está ocorrendo naturalmente.

Faça um orçamento gratuito

Durante o dia, a Índia tem agora uma capacidade excedente de energia. A geração solar tem prioridade, já que é mais benéfica em termos econômicos, uma vez que não implica em custos de funcionamento – o contrário da energia térmica, que tem altos custos de combustível. As usinas térmicas, que antes funcionavam 75% do tempo, foram forçadas a recuar para apenas 55%, para acomodar o aumento da produção solar.

Índia comemora avanço em energia limpa

O novo leilão de 400 MW vencido pela ReNew Power inclui armazenamento suficiente para garantir 80% de utilização da capacidade ao longo de um ano – e não menos de 70% em qualquer mês. Isso não é exatamente operar em um sistema 24/7, mas é tão eficiente quanto a energia térmica e muito mais barato. Por isso, está sendo comemorado como um grande avanço no país.

A ReNew Power utilizará baterias de íon de lítio para armazenar excesso de energia durante o dia e liberá-la mais tarde para atingir sua meta de capacidade. Curiosamente, Elon Musk, da Tesla, planeja produzir em massa baterias de íon-lítio para reduzir significativamente seus preços. Embora projetadas principalmente para carros elétricos, essas baterias também tornam o armazenamento solar barato.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo
Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo