Sistema fotovoltaico composto por 8 painéis solares atende à demanda integral dos moradores – economia será de aproximadamente R$ 3,5 mil em um ano
Em um recanto de Viamão, em meio à natureza, uma residência deu início à geração de energia solar. Ao atingir a independência energética, o imóvel passa a ter 100% da demanda de energia elétrica atendida por uma energia limpa, por meio da captação da luminosidade do sol. O sistema de energia solar residencial foi projetado e instalado pela Elysia, empresa reconhecida no mercado por entregar uma solução completa de energia solar aos consumidores.
Como funciona a energia solar?
O retorno ambiental do investimento é instantâneo. A residência, a partir de uma geração de energia renovável, já está deixando de emitir níveis elevados de CO2 na atmosfera. As estimativas dos técnicos da Elysia é de que, no intervalo de um ano, ocorra a queda de 2.000 kg de emissão de carbono. Os moradores, portanto, dão sua contribuição sustentável ao planeta e para as próximas gerações. Em um mundo cada vez mais conectado com ações de sustentabilidade ambiental, a residência de Viamão passa a ser um exemplo de consciência coletiva.
No campo econômico, a notícia também é boa. A projeção da Elysia é de que os moradores tenham uma redução média mensal de aproximadamente 50% na conta de energia elétrica. Esse percentual vai representar, no mesmo período, uma economia em torno de R$ 3,5 mil. A perspectiva é de que o retorno do investimento ocorra em cerca de 5 anos.
Homologação do sistema de energia solar residencial e acompanhamento em tempo real
O sistema fotovoltaico projetado pela Elysia teve a instalação de 8 painéis solares policristalinos, que estão acompanhados de um inversor solar da WEG, empresa parceira. O sistema ocupou uma área de 16m² do telhado da residência – a distribuição das placas solares foi feita a partir de uma análise criteriosa da equipe de engenharia da Elysia. A capacidade de geração média mensal é de 324 kWh/mês – o suficiente para atender à exigência de consumo da casa.
A Elysia também executou o processo de homologação do sistema, etapa que é realizada junto à concessionária de energia da região – neste caso, a CEEE. Considerada uma fase burocrática, a etapa de regularização é realizada de forma ágil e eficiente pela equipe da empresa.
Por meio de um aplicativo, que pode ser utilizado por dispositivos móveis ou computador, os moradores acompanham ao vivo o desempenho do sistema fotovoltaico. No app, estão reunidas, em tempo real, diversas informações sobre o funcionamento dos equipamentos – inclusive, dados de economia e geração energética. O monitoramento pós-instalação é feito em uma parceria entre empresa e consumidor, que deve ficar atento ao desempenho do sistema.