Sistema de energia fotovoltaico projetado pela Elysia faz casa atingir independência energética e ter economia de quase R$ 7 mil no primeiro ano de funcionamento
Em mais um projeto de sistema de energia fotovoltaica da Elysia em Esteio, entrou em funcionamento recentemente um sistema fotovoltaico residencial que inaugurou uma nova etapa na vida dos moradores – de mais economia e conexão com a sustentabilidade. Trata-se de um sistema composto por 20 placas solares e um inversor solar, que dão vida a uma geração energética limpa capaz de atender a 100% da demanda de energia elétrica da casa.
Como funciona a energia solar?
Os módulos policristalinos interligados ao inversor da WEG, empresa parceira da Elysia, têm potência instalada de 5,40 kWp. Traduzindo essa potência para uma capacidade de geração média mensal, é o equivalente a 635 kWh, o suficiente – como citado antes – para dar conta de todo consumo médio mensal dos moradores.
A estimativa dos técnicos da Elysia é de que – só no primeiro ano de funcionamento do sistema – ocorra uma economia de R$ 6,9 mil na conta de luz. A redução significa uma queda média de 84% na mesma conta mensal. Essa economia – diga-se – ocorre por meio de uma geração de energia limpa, que também tem seus impactos ambientais. Também no primeiro ano de operação, o sistema fará com que a casa deixe de emitir 4.000 kg de CO2 na atmosfera. Um redução importante na pegada ecológica da casa, como bem material, e dos moradores.
Sistema de energia fotovoltaica: um pacote amplo de benefícios
Para além dos impactos positivos instantâneos, citados no parágrafo anterior, há benefícios que serão visualizados com mais clareza com o passar do tempo de funcionamento. Um deles é a valorização do imóvel, que se diferencia dos demais locais por ter um sistema própria de geração de energia elétrica. Há estimativas de mercado apontando uma valorização que, dependendo do caso, pode chegar a cerca de 7%.
Outra vantagem da realização do investimento agora é a adequação antecipada do imóvel ao que, em poucos anos, deve ser a tônica da geração de energia. É consenso que a geração energética que tem um alto custo e que agride os recursos naturais do planeta está em processo de sepultamento. Em alguns anos, a energia limpa deverá predominar em país em desenvolvimento, como o Brasil.
Investindo em energia solar, portanto, o consumidor adere a uma tecnologia de vanguarda e sustentável. E que, além disso, fornece uma proteção contra os frequentes reajustes da conta de luz no Brasil. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Brasil possui a quarta maior tarifa de energia do mundo – comparado entre os países em desenvolvimento.
Solução completa em energia solar é marca registrada da Elysia
Com mais de 300 projetos finalizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma das principais empresas de energia solar da região sul do Brasil. Além da comprovada excelência em todas as etapas de aquisição do sistema fotovoltaico, a empresa dispõe de profissionais de instalação certificados com todas as normas regulamentadoras exigidas para a execução do serviço. A equipe também passa constantemente por treinamentos de aprimoramento e atualização. A Elysia tem como diferencial a entrega de uma solução completa de energia solar, o que inclui o projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema fotovoltaico.
Sempre é bom lembrar: antes de adquirir um sistema fotovoltaico, pesquise sobre a empresa em que está realizando o investimento. Sempre analise as garantias dadas pela companhia, além de verificar a reputação dos responsáveis técnicos pela instalação.