Com previsão de entrada mercado para 2022, carro da Tesla virá em três versões – a mais em conta terá valor de US$ 39.900
O CEO da Tesla, Elon Musk, lançou na última semana, em um evento em Los Angeles, na Califórnia, a primeira picape elétrica da empresa. Também conhecido como Cybertruck, o veículo virá em três versões: com 250 milhas, 300 milhas e 500 milhas de alcance. Segundo Musk, o valor inicial será de US$ 39.900. O caminhão deve sair da linha de montagem em 2022, mas as encomendas já podem ser feitas no site da Tesla: tesla.com/cybertruck.
Na apresentação do veículo, Musk fez o caminhão andar para demonstrar sua robustez. Ele também pediu que Franz von Holzhausen, chefe de design da Tesla, atirasse na porta do caminhão várias vezes para demonstrar que o carro era à prova de balas, além de mostrar o caminhão vencendo uma batalha de cabo de guerra com um Ford F150.
Existem três versões da picape da Tesla disponíveis:
– Tração traseira com um único motor com 250 milhas de alcance, capacidade de reboque de 7.500 libras e capacidade de 0 a 100 km/h em menos de 6,5 segundos, por US$ 39.900.
– Tração integral com motor duplo com 300 milhas de alcance, capacidade de reboque de 10.000 libras e 0-60 mph em menos de 4,5 segundos por US$ 49.900.
– Tração integral com motor triplo com 500 milhas de alcance, capacidade de reboque de 14.000 libras e 0-60 mph em menos de 2,9 segundos por US$ 69.900.
Musk passou cerca de uma década cutucando a ideia de uma caminhonete da Tesla. Ele tuitou, ainda em 2012, que “adoraria fazer um super caminhão da Tesla” com “torque louco” e “suspensão pneumática dinâmica”. Em 2013, ele disse ao Business Insider que a empresa estava realmente planejando fazer um. A picape foi apresentada em seu segundo plano diretor para Tesla, que ele publicou em 2016.
Musk continuou a brincar com a ideia em público, dizendo em abril de 2017 que um evento de revelação aconteceria entre 18 e 24 meses. Em 2018, ele disse que o caminhão adotou um design de “cyberpunk futurista, Blade Runner” e que ele nem se importava se as pessoas não gostassem. Desde então, ele disse que a picape é o seu projeto favorito dentre todos os que a Tesla está trabalhando.
Tesla lidera o mercado de veículos elétricos de longo alcance
“Os compradores de picapes gastam muito em seus caminhões”, diz Tyson Jominy, vice-presidente de consultoria de dados e análises da JD Power. “Uma caminhonete de US$ 50.000 é algo muito comum agora. As pessoas estão dispostas a gastar neste segmento para transportar seus brinquedos, para sustentar um estilo de vida”.
A Tesla lidera o mercado de veículos elétricos de longo alcance e, atualmente, não há picapes elétricas disponíveis no mercado para venda. Mas esse cenário deve mudar em seguida. A Ford tem um F-150 totalmente elétrico a caminho, a General Motors confirmou que colocará uma picape elétrica no mercado em 2021, e a startup de veículos elétricos Rivian – que agora é apoiada pela Ford e pela Amazon – está programada para lançar sua picape elétrica no final de 2020.