Com projeto da Elysia, residência terá redução de aproximadamente 86% na conta de luz – economia prevista deve ultrapassar R$ 8 mil só no primeiro ano de funcionamento de energia fotovoltaica em Porto Alegre
Com a produção de energia fotovoltaica em Porto Alegre, uma casa do bairro Teresópolis atingiu recentemente a independência energética. Após a entrega da solução completa em energia solar da Elysia, a residência está gerando a própria energia de forma limpa e renovável.
Como funciona a energia solar?
Em um projeto técnico elaborado de forma minuciosa, foram instalados 18 painéis solares em uma área de 35,4 m² de telhado. Em conjunto com os demais componentes, o sistema fotovoltaico produz 100% da demanda de energia dos moradores da casa.
Só no primeiro ano de funcionamento do sistema, a previsão de economia na conta de luz é substancial. Os técnicos da Elysia estimam uma redução na faixa dos R$ 8,2 mil. Trata-se de uma diminuição de aproximadamente 86% dos custos com energia elétrica. O sistema fotovoltaico projetado e instalado pela Elysia tem capacidade de produzir 762 kWh/mês, na média anual.
Moradores pretendem instalar sistema de baterias no break
Um dos moradores da residência, José Gilberto vinha acompanhando há algum tempo, especialmente na leitura de revistas técnicas, a inserção de projetos de energia fotovoltaica em residências. A união do desejo familiar com o conhecimento de causa – José trabalha com análise de viabilidade de empreendimentos – fez com que os moradores optassem pela geração de energia própria. A motivação? Duas, em especial: economia e contribuição ambiental.
Baixe o e-book inédito sobre energia solar
“O que mais chamou a nossa atenção foi buscar por economia no consumo de energia, associado a questões ambientais. Temos, também, a pretensão de ter um banco de baterias para gerar autonomia quando da falha no fornecimento de energia,. E vamos conseguir tão logo ocorra a regulamentação desse tema”, analisa Gilberto.
Geração de energia fotovoltaica em Porto Alegre: Elysia é referência
Para Luccas Priotto, diretor e engenheiro da Elysia, os principais atrativos do investimento em energia solar são a economia e o benefício ambiental. “A produção de energia própria, por ser originada de uma fonte natural, pode levar a uma economia de 95% na conta de luz. Isso, por sí só, é uma motivação e tanto para o consumidor. Mas a aquisição de um sistema fotovoltaico muda a percepção do consumidor em relação à geração energética ao ver que é possível produzir energia sem agredir os recursos naturais do planeta. Esse fator ambiental, sem dúvida, gera uma satisfação enorme no consumidor, que talvez ultrapasse a sensação de redução de gasto financeiro”, analisa Priotto.
Com sede em Porto Alegre, a Elysia possui mais de 250 instalações no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Reconhecida pela alta capacidade técnica de sua equipe, a empresa prima pela instalação eficiente e qualificada, sempre explicando cada passo do processo de regularização ao cliente. Com projetos desenvolvidos por engenheiros experientes, os sistemas fotovoltaicos instalados pela Elysia exploram o máximo do potencial energético de cada local.
O processo de regularização do sistema fotovoltaico junto à concessionária também é de total responsabilidade da empresa. Por se tratar de um trâmite burocrático, a Elysia realiza todas as etapas de forma transparente e ágil.
Conheça o passo a passo para regularizar o sistema fotovoltaico.
Sempre é bom lembrar: antes de adquirir um sistema fotovoltaico, pesquise sobre a empresa em que está realizando o investimento. Sempre analise as garantias dadas pela companhia, além de verificar a reputação dos responsáveis técnicos pela instalação.