Com projeto e instalação da Elysia, empresa inaugurou sua própria usina solar e irá economizar cerca de R$ 120 mil em energia elétrica – sistema fotovoltaico foi tema de reportagem no Diário Popular
Projetada e instalada pela Elysia, a primeira usina solar de Pelotas (RS) já está em operação e gerando resultados – financeiros e ambientais – positivos para a Panificadora Molon. Finalizada em janeiro deste ano, a usina solar de solo é composta por 284 placas solares, que ocupam uma área de 1.500 m².
Como funciona a energia solar?
Com a utilização de energia limpa, a empresa reduziu em 95% os custos com a conta de luz. A previsão é de que a panificadora faça uma economia de aproximadamente R$ 120 mil no primeiro ano de funcionamento da usina solar.
Construída na zona rural de Pelotas, a usina faz a geração de energia limpa, oriunda da luminosidade do sol. Além de abastecer 100% da demanda da panificadora, fornece toda energia consumida na residência da família do empresário. Na panificadora, onde é feita a produção dos alimentos, a empresa reduziu em 95% os custos com a luz.
Redução da pegada ecológica fortalece marca da empresa
Inédita em Pelotas, a usina solar também deixará um legado ambiental significativo. Só no primeiro ano de uso, mais de 70.000 kg de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera. Com a diminuição de sua pegada ecológica, a Panificadora Molon contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta. A adoção de práticas sustentáveis, inclusive, é um elemento cada vez mais requisitado pelos consumidores. Portanto, a geração de energia limpa fortalece a marca e agrega valor ao produto final da empresa.
Para Francisco Molon, proprietário da panificadora, o investimento em energia solar foi um acerto da empresa. “Estamos plenamente satisfeitos com o investimento em energia solar. Pagamos pela parcela do investimento o mesmo que teríamos de despesa na conta de energia. E logo teremos o retorno desse movimento em direção à energia renovável. Para se ter uma ideia, já temos energia sobrando para quase que dois meses”, comemora.
A usina solar, inclusive, foi tema de reportagem do jornal Diário Popular, principal periódico do município.
Usina solar inspirou outra padaria da cidade
O sucesso da usina solar adquirida pela Molon inspirou outro empreendedor de Pelotas. Depois de ver o resultado econômico alcançado pelo sistema fotovoltaico, a padaria Nova Estoril também irá montar sua própria usina de geração de energia renovável. Em breve, a equipe da Elysia entregará a solução completa para a empresa. Será uma usina composta por 360 módulos.
“A panificadora Molon está dando um exemplo de conduta ambiental. Isso tem um grande impacto comercial e já está inspirando outros empreendedores. Além de economizar de forma significativa na conta de luz, a empresa passa a ser referência em produção de energia limpa. Isso agrega ainda mais valor aos produtos da panificadora. A energia solar traz diversos benefícios para as empresas que investem na tecnologia. Elas vão da economia até o impacto ambiental positivo na preservação dos recursos naturais do planeta.”, afirma Luccas Priotto, sócio-diretor da Elysia.
Referência em energia solar no Brasil, a Elysia se diferencia pela entrega da solução completa em energia solar. Com uma equipe técnica altamente qualificada, os projetos de engenharia da empresa são reconhecidos pela maximização do desempenho do sistema fotovoltaico. Além do projeto e instalação, a Elysia realiza todo o processo de homologação do sistema fotovoltaico junto à concessionária de energia que opera na região.