A energia solar em Campo Bom, na Região Metropolitana, já conta com 14 instalações e pode ser um fator fundamental no desenvolvimento econômico da cidade
Que a energia solar é uma tecnologia que chegou para ficar no mundo – especialmente no Brasil -, isso não há mais dúvida. Desde 2012, quando a Aneel publicou uma portaria que regula a instalação e funcionamento de microgeração de energia renovável, os brasileiros passaram a ter chance de produzir sua própria energia. E o melhor: tudo de forma limpa e renovável, sem agredir o planeta.
Em termos de sustentabilidade, a liberação do órgão que regula o setor de energia elétrica no Brasil foi uma revolução tecnológica. E uma mudança de paradigma nos propósitos ambientais. Cada casa, agora, em qualquer estado brasileiro, pode atingir a independência energética. Isto é: pode gerar a própria energia sem prejudicar o planeta, e ainda quase zerar a conta de luz. Em Campo Bom isso não é diferente.
Como funciona a energia solar fotovoltaica
No Rio Grande do Sul, esta nova realidade vem mudando os paradigmas energéticos dos gaúchos. Desde a liberação ocorrida em 2012, o RS vem se notabilizando como um dos protagonistas da energia solar fotovoltaica. Recentemente, publicamos um post com o ranking das 10 cidades gaúchas que mais possuem sistemas fotovoltaicos em operação.
Entenda o sistema fotovoltaico: painel solar e inversor solar
Campo Bom ainda não figura entre as dez primeiras colocadas – mas podemos dizer que está no caminho certo. Atualmente, de acordo com a Aneel, o município possui 14 sistema fotovoltaico instalados. A primeira colocada segue sendo Santa Cruz do Sul, com 140 usuários de energia solar. O município do interior do Estado é, disparado, o líder do ranking. Porto Alegre, a segunda colocada, aparece com 55 sistemas. Os números divulgados pela Aneel mostram que ainda há muito espaço para o crescimento da energia solar no Rio Grande do Sul.
Energia solar em Campo Bom: cidade tem potencial para expandir energia limpa
A energia solar em Campo Bom está presente em 14 imóveis. Campo Bom é uma cidade em crescimento e já apresenta alguns projetos de uso de energia solar, além da já tradicional indústria eólica montada. Com isso, tem potencial para ser um dos polos de energia solar no Litoral Norte.
Faça um orçamento gratuito ou uma simulação de sistema em sua casa
A Elysia Energia Solar, empresa especializada em projetos e instalações de sistemas de energia solar fotovoltaica, atua em todas as cidades da região metropolitana de Porto Alegre, inclusive em Campo Bom. A empresa, inclusive, já deu sua contribuição para essa expansão da energia solar nas cidades vizinhas, como São Leopoldo e Novo Hamburgo. As residências que receberam as instalações da Elysia tiveram seu imóvel valorizado. Além disso, quase zeraram a conta de luz e estão sendo peças-chave no processo de diminuição de emissão de CO2 na atmosfera.
Conheça mais sobre os projetos de energia solar realizados pela Elysia
Campo Bom é uma cidade em plena expansão e um dos polos industriais mais importantes do Estado. A cidade tem potencial para se tornar referência sustentável no Rio Grande do Sul. E o investimento em energias renováveis é um dos fatores que irá impulsionar o município mais alguns degraus rumo a este objetivo.