A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PUBLICADAS. VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA ÚLTIMA SEMANA
Estação Guariroba do Metrô começa a funcionar com energia solar
O Metrô-DF lança, nesta sexta feira (20/10), a primeira estação com captação de energia solar. Também é a primeira totalmente sustentável da América Latina. A Estação Solar Guariroba (Ceilândia) é um projeto piloto que conta com 578 placas fotovoltaicas, responsáveis por gerar energia limpa com utilização de recursos naturais renováveis. Leia mais.
Plano de energia solar é apresentado ao governo
Os dirigentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) reúnem-se hoje com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, para apresentar a proposta de um programa para o desenvolvimento do setor solar fotovoltaico brasileiro. Entre as sugestões da entidade está a contratação anual de 2 mil MW (cerca de metade da demanda média de eletricidade do Rio Grande do Sul) de usinas solares fotovoltaicas por meio de leilões de energia. Leia mais.
Faça um orçamento gratuito e saiba qual o sistema fotovoltaico ideal para o seu imóvel
Entrada da energia solar na matriz energética pode gerar R$ 2 bi de economia
Estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) aponta que os brasileiros poderiam economizar pelo menos R$ 2 bilhões na conta de luz com uma complementação da matriz elétrica brasileira por meio da inserção da fonte solar fotovoltaica. Leia mais.
Engie aposta na África com aquisição de negócio de energia solar
A empresa de gás e energia francesa Engie comprou uma companhia de sistemas solares residenciais da Uganda para crescer na África subsaariana, oferecendo eletricidade para milhões de pessoas que não têm acesso a energia elétrica. Leia mais.
Surfistas criam lixeira aquática movida a energia solar para sugar resíduos plásticos
Uma dupla de surfistas australianos criou uma lixeira flutuante para sugar resíduos plásticos espalhados pelos oceanos. Apelidado de “Seabin”, o invento, que pode sugar pedaços de plástico de diferentes tamanhos e até pequenas quantidades de combustível, tem uma bolsa de tela removível, que pode ser esvaziada quando ficar cheia. A lixeira flutuante é alimentada por energia solar. A ideia é utilizá-la em portos e embarcadouros, onde o vento e as correntes aumentam o acúmulo de resíduos. O projeto deverá ser comercializado ainda neste ano.