Cortina capaz de captar energia solar é lançada e inova ao fazer com que usuários não precisem de lâmpadas no recinto. Já imaginou?
Já imaginou você entrar na sua casa à noite, após um dia de trabalho, e não precisar apertar nenhum interruptor para ligar uma lâmpada? Ou, em vez de ligar o abajur para realizar aquela leitura noturna, apenas aproveitar a luminosidade da cortina? É isso o que pode acontecer após o lançamento da persiana capaz de captar energia solar. Para nós da Elysia, startup de Porto Alegre especializada em projetos e instalação de sistemas de energia solar, é motivo de felicidade ver produtos deste tipo sendo lançados.
O produto, ao contrário das persianas convencionais, vai muito além de impedir que a luz no sol entre pela janela do recinto. Pensada e desenvolvida pelo design Vincent Gerken, a persiana contém painéis solares embutidos nas lâminas. As placas fotovoltaicas inseridas nas lâminas captam a energia solar durante o dia e a transforma em iluminação para o ambiente durante a noite. Um inovação e tanto.
Sabe como funciona a energia solar fotovoltaica? Entenda
O produto já tem nome: chama-se Blight – uma mistura de “blind” (cortina) e “light” (luz). A cortina aproveita a área das persianas para enfileirar em cada lâmina painéis flexíveis de células fotovoltaicas.
Quando a noite cai, a energia armazenada é transferida para um painel eletroluminescente, que converte a eletricidade em luz. Genial, não?
Quer ser o gerador da sua própria energia? Faça um orçamento grátis
De acordo com o designer que criou a persiana, não não se trata de nenhum produto novo. “Apenas utilizamos todas as funções desse objeto e acrescentamos um pouco de tecnologia para lhe dar uma nova função – captar a energia solar e convertê-la em eletricidade”, disse o inventor. Que ele siga inovando pelo mundo afora.