Residência passa a gerar energia solar em Capão da Canoa (RS) – com sistema fotovoltaico instalado pela Elysia, casa atinge independência energética
Em Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho, a Elysia finalizou a instalação de mais um sistema de energia solar fotovoltaico. Agora, a residência terá uma conta de luz na taxa mínima, cerca de R$ 70.
Localizado em uma região com abundância de luminosidade do sol, a casa terá uma economia de quase R$ 3 mil só no primeiro ano de uso do novo sistema. “O litoral norte gaúcho tem a particularidade de receber uma incidência significativa de luminosidade do sol. Isso faz com que a eficiência deste sistema seja ainda maior”, ressalta Augusto Rech, sócio e engenheiro eletricista da Elysia.
Veja outros projetos de sistema fotovoltaico finalizados pela Elysia
O sistema de energia solar em Capão da Canoa, instalado pela empresa, irá gerar 315 kWh/mês. Foram instalados dez módulos da Trina Solar, uma das fornecedoras da empresa. Além do projeto e instalação, a Elysia se responsabiliza por todo trâmite de liberação do sistema junto à concessionária de energia do município. Em Capão da Canoa, esse trabalho é realizado pela CEEE.
A casa tornou-se referência sustentável na região ao passar a gerar sua própria energia de forma renovável. O método não prejudica o ambiente e preserva os recursos naturais do planeta. Cerca de uma tonelada de CO2 deixará de ser emitida pelo conjunto residencial só no primeiro ano.
Para Luccas Priotto, sócio-diretor da Elysia, a chegada da energia solar em Capão da Canoa representa um avanço tecnológico. “A energia solar traz desenvolvimento e estimula a criação de empregos na localidade”, explica Priotto. Nos últimos anos, o setor de energia solar vem abrindo diversos postos de trabalho no país. A tendência, de acordo com as perspectivas de mercado, é que o setor aqueça ainda mais.