Projeto de lei prevê 80% de energia solar na administração federal

Publicado em de de

O Projeto de Lei 318/24, atualmente sob análise na Câmara dos Deputados, propõe uma significativa mudança na matriz energética da administração pública federal. O texto, de autoria do Deputado Ricardo Ayres (Republicanos – TO), sugere que pelo menos 80% da energia elétrica consumida pelos órgãos federais, incluindo autarquias e fundações, seja proveniente de fontes solares. 

O projeto será minuciosamente examinado em quatro comissões na Câmara: Administração e Serviço Público; Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Faça seu orçamento de energia solar aqui!

Segundo o texto, a energia solar poderá ser obtida através de micro e minigeração distribuída ou via Mercado Livre de Energia.

O Deputado Ayres ressalta que esta proposta permitirá que a Administração Federal possa adquirir energia de origem solar no mercado livre ou gerar sua própria energia, como por exemplo, através da instalação de painéis fotovoltaicos sobre as edificações federais. 

Tocantins é referência em energia solar

O estado do Tocantins é destacado como um exemplo inspirador dessa iniciativa, onde a adoção de energia solar resultou em uma economia substancial de cerca de R$ 600 milhões aos cofres públicos, além de promover o uso de uma fonte limpa e sustentável. 

O Projeto de Lei seguirá um processo de análise em caráter conclusivo pelas comissões designadas, o que significa que, se aprovado por todas elas, poderá ser votado sem a necessidade de passar pelo plenário da Câmara. No entanto, caso haja rejeição em alguma das comissões ou se um recurso, assinado por 51 deputados, for apresentado, a proposta precisará ser votada em plenário. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo