Meio ambiente preservação - Elysia energia limpa Rio Grande do Sul

15 fatos alarmantes sobre o meio ambiente – e as suas respectivas formas de reduzir a pegada ambiental

Publicado em de de

Conheça 15 fatos sobre o meio ambiente no mundo e uma proposta de ação para contribuir na preservação dos recursos naturais do planeta

Você deseja reduzir seu impacto ambiental no planeta Terra, mas não sabe por onde começar? Bom, neste caso, o primeiro passo é entender o contexto em que estamos inseridos e, a partir de cada constatação, definir ações concretas para contribuir para a preservação do meio ambiente.

Faça agora um orçamento para produzir energia solar

Inspirados em uma lista elaborada pelo portal Green Coast, publicamos 15 fatos concretos sobre a situação (crítica, na maioria dos casos) ambiental no mundo. Junto de cada fato, está uma proposta de ação para contribuir efetivamente para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Fato 1 – 80% de todas as terras produtivas do planeta são dedicadas ao cultivo de alimento para o gado ou para pastagem – enquanto isso, apenas 20% de todo o alimento produzido são provenientes de animais.

Ação 1 – Adote uma alimentação baseada em vegetais.

Fato 2 – Nos Estados Unidos, mais de 90% de todo o gado é criado em confinamento.

Ação 2 – Se você come carne e laticínios, tente comprar de pequenos agricultores locais, que praticam produção mais sustentável.

Fato 3 – Nos Estados Unidos, em 2018, aproximadamente 50% de todos os resíduos sólidos urbanos (146,1 milhões de toneladas) foram depositados em mais de 1.200 aterros ativos no país.

O lixo se decompõe lentamente no lixão, contaminando o solo ao longo do tempo através de seu chorume tóxico e muitas vezes perigoso. O gás de metano – um potente gás de efeito estufa – não é recuperado como fonte de energia.

Ação 3 – Dê passos em direção a um estilo de vida sem desperdício. Reutilize, recicle e reduza o máximo possível.

Fato 4 – Em 2018, a maior parte do lixo nos EUA despejado em aterros sanitários era reciclável – mas não foram reciclados.

Ação 4 – Recicle tudo o que puder. Caso não o faça, destine a quem irá reciclar.

Fato 5 – Cada pessoa nos EUA, diariamente, consome 219 quilowatts-hora (kWh). Em comparação, uma pessoa na Índia usa 19 kWh por dia.

Ação 5 – Adote formas mais ecológicas de uso dos aparelhos domésticos, isso irá ajudá-lo a usar menos energia para aquecer ou resfriar sua casa.

Fato 6 – Para extrair combustíveis fósseis para uso energético, as empresas usam práticas ambientalmente destrutivas: mineração e perfuração.

Ação 6 – Adote fontes energéticas limpas e renováveis: solar, eólica…

Fato 7 – São necessários 1.800 galões de água para produzir 1 kg de carne bovina.

Ação 7 – Consuma mais feijão e legumes, eles consomem cerca de 500 galões por quilo. Se você come carne, escolha variedades criadas em pastagens que dependem de água da chuva em vez de água irrigada.

Fato 8 – Nos EUA, 22% do lixo de aterros sanitários são alimentos compostáveis. Isso representa literalmente bilhões de galões de água desperdiçada, o equivalente a 21% de toda a água usada na agricultura.

Ação 8 – Componha seus restos de comida em casa e use-os como fertilizante para plantas de casa.

Fato 9 – Cerca de US$ 8 bilhões são investidos anualmente para compra de fertilizantes nos Estados Unidos. O escoamento agrícola dos campos entra nos cursos d’água e se torna a principal fonte de poluição da água, causando danos à vida aquática, aos ecossistemas e contaminando a água potável.

Ação 9 – Apoie a agricultura orgânica, que proíbe pesticidas e fertilizantes sintéticos – compre alimentos orgânicos.

Fato 10 – Aproximadamente 40% de todos os alimentos produzidos nos EUA são jogados fora. Esse desperdício de alimentos ocorre em todas as etapas da produção – desde o campo até a sua casa.

Ação 10 – Apoie os mercados locais para reduzir o tempo de transporte de produtos perecíveis. Cultive sua própria horta orgânica para produzir apenas o que você precisa.

Fato 11 – A queima de combustíveis fósseis para energia na indústria, transporte e eletricidade é a maior fonte de poluição do ar, responsável por muitas substâncias nocivas, como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e material particulado. Pesquisas recentes mostram que a exposição a longo prazo à poluição do ar aumenta o risco de morrer de Covid-19.

Ação 11 – Se possível, adote o uso do transporte público, carro elétrico ou bicicleta. Realize reuniões e conferências de negócios virtuais em vez de eventos presenciais.

Fato 12 – Os povos indígenas, que representam menos de 5% da população humana, protegem mais de 80% da biodiversidade global.

Ação 12: Apoie organizações de povos indígenas, cobre o governo para incluir os índios nas conferências climáticas nacionais e internacionais.

Fato 13 – Milhares de animais marinhos, representando centenas de espécies, incluindo espécies ameaçadas de extinção, ficam presos e morrem todos os anos devido à poluição plástica dos oceanos. O plástico descartável compõe 89% disso.

Ação 13 – Não compre ou use qualquer plástico descartável, como copos, garrafas, talheres e canudos. Apoie lojas onde você pode trazer suas próprias embalagens e comprar a granel. Escolha comprar de marcas com produtos em recipientes sustentáveis, como vidro ou metal, que são mais propensos a serem reciclados em comparação ao plástico.

Fato 14 – A floresta amazônica, importante na regulação do clima global e servindo como sumidouro de carbono, está sendo destruída em taxas alarmantes. Ela também é rica em biodiversidade. O Brasil divulgou imagens de fevereiro de 2022 mostrando um aumento de 62% no desmatamento em relação ao ano passado. Agora, uma estrada proposta ligando Brasil e Peru através de áreas protegidas prejudicaria ainda mais a biodiversidade.

Fato 14 – Cobre o governo brasileiro a adotar medidas concretas de preservação da floresta amazônica.

Fato 15 – O comércio ilegal de animais selvagens e plantas é uma indústria multibilionária e um dos principais impulsionadores da extinção de espécies e perda de habitat.

Ação 15 – Não compre nenhum produto feito com animais ou plantas comercializados ilegalmente. Cobre do governo a aplicação das regras comerciais e leis mais rígidas contra o comércio de animais selvagens.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo

Brasil tem capacidade de aumentar energia solar em 100 vezes, diz diretor da Petrobras 

Continue lendo